Com o futebol europeu de férias e a parada nos campeonatos no Brasil para a disputa da Copa das Confederações, o foco do mundo da bola vai para as seleções. Nesta terça-feira (11), destaque para as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo e amistosos.

Itália vacila e fica no empate com o Haiti

Se preparando para a Copa das Confederações, a Itália encarou nesta terça-feira o Haiti em São Januário e ficou num empate em 2 a 2 após abrir 2 a 0. O empate dos haitianos veio aos 45 do 2º tempo.

A Itália deu indícios de que teria um trabalho fácil. Logo aos 19 segundos, Candreva disparou pela esquerda e cruzou para Giaccherini se antecipar à marcação e fazer 1 a 0.

Durante todo o 1º tempo a azzurra dominou a partida e chegou a mandar uma bola na trave. Na 2ª etapa, porém, viria a surpresa.

Os haitianos ganharam confiança e passaram a ameaçar. O gol, porém, não veio. E os italianos aproveitaram: aos 27 minutos, El Shaarawy perdeu o gol, mas Marchisio pegou o rebote e fez o segundo.

Parecia que o Haiti, que já havia dado trabalho à Espanha no fim de semana (perdeu por 2 a 1), teria de se contentar com mais uma derrota magra. Uma atuação que seria, sem a sombra de dúvidas, memorável. Mas o que viria a seguir era histórico.

Aos 39 minutos, o Haiti descontou. Saurel bateu pênalti sofrido por Jean Maurice. Seis minutos depois, para espanto dos 2 mil torcedores em São Januário, o empate: Peguero, em chute cruzado, bateu o goleiro Marchetti.

A Itália estreia na Copa das Confederações no próximo domingo, contra o México, às 16h, no Maracanã.

Argentina adia vaga na Copa do Mundo

A Argentina adiou o carimbo no passaporte para a Copa do Mundo. Jogando na altitude de Quito, os argentinos ficaram no 1 a 1 contra o Equador.

Embora não tenha garantido sua vaga, os hermanos ainda estão em situação confortável, na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, com 26 pontos. O Equador é o terceiro, com 21.

Com Lionel Messi no banco, a Argentina abriu o placar no começo da partida, após pênalti sofrido por Palacio e convertido por Agüero. Após o gol, o Equador cresceu e empatou com Castillo, de cabeça. 

A 30 minutos do fim, Messi entrou em campo. A Argentina cresceu e teve uma ótima chance com o craque do Barcelona, que após linda arrancada, acabou fomeando e desperdiçou a oportunidade.

Irã perto da Copa do Mundo 

O Irã venceu nesta terça-feira o Líbano por 4 a 0 no estádio Azadi, em Teerã, e depende apenas de si própria para votar à Copa do Mundo, após ficar de fora da competição na África do Sul. O trabalho, porém, não será nada fácil.

Com 13 pontos no grupo A das eliminatórias asiáticas, os iranianos aparecem em segundo lugar, um ponto atrás da Coreia do Sul. Na próxima rodada, as duas seleções se enfrentam. 

Para ir à Copa, o Irã precisa vencer a Coreia. Em caso de empate, terá de torcer para que o Uzbequistão não tire a diferença no saldo de gols em relação ao Irã, que hoje é de quatro gols.

Na partida contra o Líbano, lanterna da chave, os gols da vitória foram marcado por  Khalatbari, aos 39 minutos, e Nekonam, aos 46. No 2º tempo, Ghoochannejhad e novamente Nekonam fecharam a goleada. 

Com time misto, Japão acaba com sonho do Iraque 

Jogando com um time misto, o Japão venceu o Iraque por 1 a 0 em partida realizada na cidade de Doha, no Catar, e encerrou sua participação nas eliminatórias asiáticas com 17 pontos em oito jogos e primeiro lugar assegurado no grupo B do qualificatório.

Agora, os japoneses se preparam para a estreia na Copa das Confederações, no sábado, contra o Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Iraque vê sucumbir o sonho de chegar à Copa do Mundo – lanternas do grupo, os iraquianos tem 5 pontos contra 9 da seleção de Omã.

O único gol da partida saiu aos 43 minutos do segundo tempo, em bom contra-ataque armado pela esquerda que acabou com Okazaki, livre dentro da área, só empurrando a bola para o fundo das redes. 

Ibrahimovic brilha e Suécia respira 

Após três jogos sem vitórias, a Suécia se recuperou nesta terça-feira e vencer as Ilhas Faroe por 2 a 0 na Friends Arena, na cidade de Solna, em jogo foi válido pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Com o resultado, os suecos, que vinham de empate contra a Alemanha por 4 a 4, um 0 a 0 contra a Irlanda e uma derrota por 2 a 1 para a Áustria, chegam a 11 pontos e ficam em terceiro lugar no grupo, atrás da Áustria nos critérios de desempate e à frente da Irlanda, que também tem 11 pontos. A Alemanha, com 16 pontos, é a líder.

Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Zlatan Ibrahimovic. O primeiro veio aos 35 do 1º tempo, com o sueco aproveitando cruzamento de Lustin. O outro gol veio na 2ª etapa, aos 37 minutos, após Ibra sofrer e converter pênalti com um chute forte e rasteiro.