O argentino Marcelo Bielsa deverá chegar ao Brasil ainda nesta semana para conhecer o Santos, clube que está interessado em contratá-lo. O treinador que saber detalhes do time paulista antes de iniciar uma negociação com a diretoria da equipe, que vem sendo dirigida interinamente por Claudinei Oliveira após a demissão de Muricy Ramalho. Sem clube, Marcelo Bielsa quer tomar conhecimento sobre o projeto da diretoria do Santos para que ele possa definir se inicia negociações com a direção. O treinador argentino deseja saber quais investimentos o Santos pode realizar, qual estrutura estará à sua disposição e como se desenvolve o trabalho nas categorias de base do time.
A partir disso, as negociações de Marcelo Bielsa com o Santos podem evoluir. A pedida inicial do argentino tinha sido de R$ 11 milhões (4 milhões de euros). Marcelo Bielsa deixou recentemente o comando do Athletic Bilbao após o presidente do clube espanhol, Josu Urrutia, decidir não renovar o seu contrato, após ficar duas temporadas no cargo.

Corinthians
A investida do Corinthians no zagueiro Cleber, da Ponte Preta, representa o interesse da diretoria, com o aval da comissão técnica, de renovar o setor defensivo do time A busca é por um “novo Gil”, que chegou no início do ano, vindo do futebol francês, teve boas atuações no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores e virou titular absoluto do técnico Tite. Chicão, com 32 anos, pode até ser negociado porque seu contrato termina em dezembro. Paulo André, 29, convive com lesões musculares. Gil, que estava no Valenciennes, da França, completou 26 anos ontem. Cleber, da Ponte Preta, tem 23.

Vasco
O zagueiro Rafael Vaz foi apresentado ontem como novo reforço do Vasco. Ao lado do diretor executivo Ricardo Gomes (que assumiu o posto de René Simões), o defensor se disse um jogador técnico. “É um momento de muita felicidade. Pretendo ajudar o Vasco. Tem tudo para dar certo”, disse o atleta, que treinou pela manhã com os novos companheiros e assinou compromisso por três anos. Rafael Vaz jogou no Paraná Clube e fez parte do time que foi rebaixado no Campeonato Paranaense, em 2011.

Flamengo
A diretoria do Flamengo espera assinar com Mano Menezes até o fim de semana, para que o novo técnico tenha tempo para treinar o time durante a pausa e também participar das contratações que o clube pretende para o período de recesso do Campeonato Brasileiro. As negociações avançam e as partes buscam um meio-termo entre a pedida salarial de Mano Menezes e o que o clube rubro-negro pretende pagar. Com novas receitas de patrocínio, os dirigentes flamenguistas podem aliviar um pouco o cinto, mas prometem não fugir da rigidez orçamentária.

Botafogo
O recesso no Campeonato Brasileiro permite à diretoria do Botafogo buscar soluções para a crise financeira. O clube, que já havia estourado o orçamento nas contratações desde o ano passado para conquistar títulos, entrou em situação ainda mais crítica com o fechamento do Engenhão. Os jogadores estão com um mês de salários em atraso. A solução pode ser a venda de destaques do time. O jovem zagueiro Dória já foi abordado com uma proposta de R$ 20 milhões.

Palmeiras
Poucos times podem tirar tanto proveito da paralisação do futebol no Brasil para a disputa da Copa das Confederações quanto o Palmeiras. O time, que ainda não consegue transmitir confiança na Série B, deve sofrer muitas e importantes mudanças no período e uma nova equipe deve estar em campo em julho. Ontem, o meia paraguaio Mendieta, símbolo da renovação, foi apresentado na Academia de Futebol.