Estudo do IBGE feito em parceria com o Ministério da Saúde aponta que 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental são vítimas de bullying, crime praticado por 20,8% dos adolescentes do último ano.

Os dados são retirados da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) e evidenciam que o bulliyng nas escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, é uma prática comum.

Nas capitais, a taxa de bullying, que era de 5,4% em 2009, subiu para 6,9%. O estudo, levado a campo em setembro passado, analisa o comportamento de jovens cuja faixa etária varia predominantemente de 13 a 15 anos.

Outro problema que acomete os jovens estudantes brasileiros é a solidão. Segundo o estudo, 3,5% dos entrevistados disseram não ter amigos (4,6% entre as meninas e 2,5% entre os garotos), enquanto a sensação de estar sozinho foi relatada por 16,4% (10,7% entre os meninos e 21,7%).

Outro dado preocupante envolve o uso de drogas: cerca de 7,3% dos adolescentes já tinha utilizado alguma vez substâncias ilícitas. Maconha é a mais popular: 34,5%, enquanto 6,4% tiveram contato com o crack.