A Aliança Renault Nissan comemora dez anos de atividades da primeira fábrica do mundo compartilhada entre as duas empresas. A unidade nacional de veículos utilitários, instalada no complexo industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), já produziu mais de 190 mil veículos das duas marcas. Construída com investimento de US$ 230 milhões, a unidade começou com a montagem da família Renault Master. A produção da Nissan foi iniciada em 2002 com a picape Frontier. Além destes modelos, hoje a fábrica é responsável pela produção dos monovolumes Livina e Grand Livina. A planta tem capacidade para 59 mil unidades por ano e conta com uma rede com mais de 80 fornecedores de peças e componentes no Mercosul. A unidade conta ainda com 800 colaboradores diretos em dois turnos de produção.

JAC
A JAC Motors desmentiu a possibilidade de cancelar a instalação de fábrica no Brasil caso o governo não flexibilize as regras da nova política industrial para o setor automotivo. A SHC que representa a chinesa no Brasil disse não tem intenção de cancelar o investimento local. Segundo a empresa, houve falha na interpretação da afirmação de Habib por parte da imprensa. A intenção do executivo era dizer que ele não iniciará a terraplanagem do terreno reservado para a fábrica, em Camaçari (BA), antes de o governo publicar o novo decreto, que deve trazer um regime diferenciado para empresas que têm investimentos anunciados no Brasil. Segundo a companhia, não será possível começar a construir a unidade sem saber das novas regras. A intenção é esperar a legislação para então planejar a melhor estratégia para a operação nacional.

Guia para iniciantes
A Ford lançou um guia para ajudar motoristas iniciantes a conhecer os cuidados básicos de manutenção e solução das dúvidas comuns de documentação de um carro. O guia Meu Primeiro Carro, além de estar disponível no site da Ford também conta com aplicativo especial para iPhone (compatível com iPad e iPod Touch). Nele são abordados itens como períodos de revisão, taxas e impostos anuais, dicas para a conservação dos pneus, ar-condicionado e pintura, seguro obrigatório (DPVAT), IPVA, licenciamento, emplacamento, manutenção e inspeção veicular, traz dicas de segurança, as principais leis do Código de Trânsito Brasileiro e também contatos úteis. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no iTunes APP Store (iTunes APP Store) e, em breve, estará disponível também para a plataforma Android.

Recall Cobalt

A Chevrolet divulgou um recall envolvendo o recém-lançado Cobalt. Segundo a marca, o problema está em uma não-conformidade no pedal de freio do carro que deverá ser substituído em qualquer concessionária da Chevrolet. Em casos mais graves, caso a troca não seja efetuada, o pedal do freio pode deixar de responder podendo causar acidentes. São 2.108 carros estão envolvidos na ação, todos produzidos entre 17 de novembro a 10 de dezembro. Os chassis envolvidos são os do número CB163616 a CB216594.

Recall Sentra
A Nissan do Brasil convocou um recall de 2.984 unidades do sedã médio Sentra fabricadas entre 11 e 22 de maio de 2010 e 8 de julho e 25 de outubro do mesmo ano. o revestimento impróprio do parafuso do terminal da bateria pode causar uma queda de tensão, podendo danificar o Módulo de Controle Eletrônico (ECM) e, em casos raros, causar pane no motor, impedindo que ele seja novamente ligado. Os carros que devem passar pelo recall têm número de chassis   entre  3N1AB6AD0BL600545 e3N1AB6AD3BL636990.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.