O sorriso é uma das formas de comunicação mais poderosas que conhecemos. É um poderoso aliado na construção da primeira imagem de uma pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal. Porém, nem sempre os dentes estão em ordem e isso pode desconstruir todo o lado positivo do sorriso. Em muitos casos, tudo não passa do bom trabalho de um dentista. Assim, torna-se possível para qualquer um, com atitude e algum investimento, construir um sorriso perfeito.

Para que os dentes fiquem brancos e naturais, hoje, os dentistas têm apostado em alguns tratamentos. Rogério Marcondes, diretor Clínico da Dental Esthetic Center e Presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, dá algumas dicas de tratamentos que auxiliam nessa conquista. Confira.

Escove os dentes corretamente – Para manter aquele sorriso bonito, escovar os dentes corretamente é o primeiro passo. Nunca escove com muita força, pois isso desgasta o esmalte do dente, utilize escovas, macias ou extra macias. Na hora de escovar, faça um movimento circulares com as cerdas da escova partindo da gengiva até a extremidade dos dentes. Depois de remover os restos de comida, faça outro movimento de escovação, só que na parte interna dos dentes. O correto é fazer a escovação dos dentes até 10 minutos depois das refeições.

Use fio dental – Usar fio dental é essencial para manter os dentes saudáveis. Crie o hábito do uso do fio pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. O fio dental serve para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes. Se ela não for retirada, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada que agredi o periodonto causando diversos problemas na gengiva. 

Alimentação – Sabia que se alimentar corretamente ajuda a manter os dentes bonitos e saudáveis? Os açúcares em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente. Tente comer menos lanches e reduza a ingestão de refrigerantes e bebidas ácidas. Escolha alimentos nutritivos: queijo, verduras, iogurte natural ou frutas. Tomando certos cuidados, além de ficar com os dentes lindos, você também emagrece e mantém uma vida saudável.

Visita Periódica ao dentista – Manter a saúde bucal com os cuidados diários é um passo importante para uma dentição perfeita, porem, devemos ter o habito de visitar o profissional de 6 em 6 meses para manutenção de tratamentos já realizados e fazer a limpeza e profilaxia que o profissional realiza.

Clareamento Dental – Alguns pacientes desejam sempre estar com o sorriso branquinho, o clareamento dental é a primeira técnica de eleição para esse desejo. O dentista faz uma moldeira de silicone para o paciente. Nela, será colocado o gel de peróxido de hidrogênio e aplicada nos dentes. Depois de 30 minutos, pode ser retirada. O tratamento dá resultado após três semanas. Outra possibilidade é o clareamento em consultório ou a mistura das duas técnicas.

Facetas de porcelana ou Lentes de Contato Dental- Um novo sorriso pode ser montado com esta técnica. Ela serve para modificar o formato, reduzir o espaçamento e até corrigir o desgaste, é o estado da arte para quem deseja um sorriso perfeito sem diferenças de cor e tamanhos dental, o profissional necessita avaliar a possibilidade de cada paciente e caso. 

Bráquetes de safira – Para quem quer arrumar as posições do dente, mas tem horror aos aparelhos ortodônticos convencionais, os bráquetes feitos com cristais de safira são transparentes e discretos. Outra vantagem é que sua tonalidade não é alterada ao longo do uso.

Plástica de gengiva – Esteticamente, para um sorriso ser harmonioso, a gengiva tem um papel tão fundamental quanto os dentes. Ao sorrir, o lábio superior deve cobrir a gengiva ou aparecer na mesma proporção, de ponta a ponta dos lábios. Para quem não teve essa sorte, é possível fazer uma plástica que retira o excesso de gengiva ou em alguns casos devolve o tamanho adequado dos dentes com enxertos de tecido gengival.

Vale lembrar que todos os procedimentos e possibilidades devem ser criteriosamente avaliados pelo profissional que dará o rumo correto do melhor tratamento para a obtenção do tão sonhado sorriso.