Os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) se reuniram na noite de quarta-feira (26) na cidade de Campo Largo e pediram maior participação nas decisões sobre o transporte coletivo na região.

Um dos 15 municípios representados por seus prefeitos e vice-prefeitos foi Balsa Nova. Segundo o prefeito Luis Claudio, é necessário que uma participação maios dos municípios da RMC na fase de elaboração dos editais de licitação. Não queremos edital pronto, queremos discutir, disse.

Já o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart destacou a necessidade de a Comec encaminhar as licitações para o transporte integrado e dar transparência às ações. Os municípios precisam saber o que está acontecendo, pois somos os mais interessados, mas antes das licitações defendemos que sejam feitas pesquisas de origem-destino, comentou. 

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, também participou do evento e destacou que a prefeitura está trabalhando em prol da transparência no transporte coletivo.

Estamos realizando as auditorias e colocando a disposição de quem quiser mais de 15 mil páginas dos contratos da Urbs, vamos dar sequencia neste trabalho de transparência e avançar no debate em favor de novas alternativas para o transporte na Grande Curitiba, afirmou Fruet.

Manifestações pacíficas são bem vindas

O presidente da Assomec também abriu espaço na pauta para que os prefeitos falassem sobre as manifestações realizadas em todo o país. Para Luizão é importante não permitir que vândalos e arruaceiros descaracterizem o movimento e que não sejam instrumentalizados pela mídia ou por quem quer que seja.

Licenciamento ambiental

Luizão também informou que o secretário Estadual do Meio Ambiente, Luis Eduardo Cheida garantiu que em julho após a reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente as competências sobre fiscalização e licenciamentos ambientais serão descentralizadas. Um conquista da Assomec.

Outras pautas

Durante a reunião da Assomec também foram debatidos outros temas como o PAC das Máquinas do Governo Federal que irá contemplar 20 municípios da Região Metropolitana e também o pedido dos municípios para que a Copel disponibilize os estudos ortofotográficos, realizados no ano passado, para os municípios.

Armazém da Família

No final, foram assinados os termos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Curitiba e as Prefeituras de Pinhais, Campo Magro e Piên para a implantação do Armazém da Família.