Vinhos para o inverno
Com ele sempre estamos mais quentinhos. Ele aquece o corpo, a alma, o coração e é perfeito para a nova estação que chegou.

Podemos saborear os encorpados, os de médio corpo e também os brancos. Tudo vai depender do prato a ser escolhido e também do seu gosto, mas na maioria das vezes são os tintos, encorpados, os escolhidos para acompanhar essa bela estação do ano.

As lojas de vinho ficam felizes com essa época de inverno, as vendas chegam a dobrar. Antigamente, produtos como o vinho eram mais restritos. Hoje, as pessoas têm mais acesso às informações, e com esse aumento de renda, procuram conhecer cada vez mais sobre o prazer de beber vinho, ressaltando que há vinhos para todos os tipos de bolsos.

As uvas que recomendo são Cabernet Sauvignon (Chilenos encorpados), Merlot (médio corpo e mais frutado), Tempranillo ( da Espanha, médio corpo e elegante), Shiraz ( toques de especiarias como pimenta preta), Pinot Noir ( leve e elegante) entre tantas outras, pois existem mais de 5000 uvas catalogadas.

A melhor pedida de acompanhamento para vinhos no inverno são as massas ou alimentos mais encorpados, com molhos escuros, risotos, ideais para o frio, quando o corpo pede mais energia.

Mas como cada garrafa da bebida guarda em si um universo de possibilidades de combinações com alimentos, conheça algumas sugestões de harmonização com pratos típicos da estação mais fria do ano:

Fondue de queijo
Prato clássico dessa época do ano. Mergulhar pães variados, cortados em cubos, numa panela cheia de queijos cremosos e saborosos pede o acompanhamento de um vinho branco mais encorpado. Pensando em algo diferente da Chardonnay com toque amadeirado, vamos de  Viognier que é uma uva muito perfumada, com aromas de flores sutis, um vinho de bom corpo e acidez ideal para manter o paladar pronto para mais uma garfada. Pensando em tintos, podemos escolher algo como Pinot Noir do Novo Mundo.

Risoto de Funghi
Outro clássico que domina as mesas nas baixas temperaturas. O Risoto de Funghi é uma ótima pedida para manter o corpo aquecido. Para aproveitar ao máximo este prato, sugerimos um vinho da uva Malbec. O sabor terroso intenso do funghi porccini, harmoniza muito bem com o corpo intenso de um Malbec típico de Mendoza ou ainda um típico da uva Bonarda.

Tábua de queijos, frios, patês, frutas secas e pães
São as que mais congregam amigos em volta de uma mesa para uma noite informal. Queijos como Brie, Ementhal, Cabra, Camembert, Tilsit, Parmesão, Taleggio, Reino, Gouda são os mais recomendados para uma harmonização com vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc, tintos Pinot Noir ou ainda um Merlot macio. O vinho do Porto pode ser servido muito bem com o Roquefort ou Gorgonzola para fechar a noite, harmonização perfeita. Embutidos como copa, presunto cru e salames são ideais. Os pães podem ser baguetes, ciabatas, franceses ou ainda italianos.Patês a base de queijos e tomate seco são ótimos.As frutas secas como damasco, nozes, castanhas são perfeitas, agora, não sirvam picles, azeitonas e cebolinhas pois têm muita acidez, vai interferir no seu paladar para o vinho.

Sopas
Substanciosas com carne, escolhemos Merlot, ou então cortes de Cabernet Sauvignon com Merlot e vinhos de regiões mais quentes como os italianos  de Nero d’Avola.  Nas sopas mais leves como canja, de legumes ou peixe, sempre pensem nos brancos Chardonnay ou ainda um rose leve.

Dicas de alguns vinhos para os dias mais frios
Amarones italianos com cordeiros, Malbec ou Bonarda argentino para um bom churrasco, Uruguaios com uma deliciosa Parrila, os Chilenos com empanadas e queijos como parmesão, Porto e Madeira para um delicioso chocolate, Bordaleses para carnes com molhos suculentos, vinhos de Portugal, os do Douro, carne de porco e Espanhóis com paella.

Aproveitem para desfrutar de um bom vinho com uma boa comida, mas não esqueça, não dirija, vá de táxi ou de carona.