Com uma vitória por 3 sets a 1 (19/25, 25/21, 25/17 e 25/19) sobre a Bulgária, a seleção brasileira masculina de vôlei passa a somar 19 pontos e se distanciar na liderança do Grupo A da Liga Mundial. Os búlgaros, que chegaram a Brasília na primeira posição, não pontuaram e mantiveram os 14. A partida deste sábado (6), realizada no ginásio Nilson Nelson, foi importante para a equipe brasileira seguir forte na busca pela classificação para a Fase Final da competição.

Até agora, em oito jogos, contra Polônia, Argentina, França e Bulgária, o Brasil venceu sete vezes e sofreu apenas uma derrota para os franceses. Também seguem na disputa pelas duas vagas da chave Estados Unidos e Polônia, que têm 12 e 10 pontos, e que ainda se enfrentam neste sábado. Na próxima rodada, a equipe verde e amarela estará no Rio de Janeiro para enfrentar os Estados Unidos, no ginásio do Maracanãzinho, nos dias 13 e 14 de julho.
Novidade no grupo titular na partida deste sábado, o central Maurício Souza fez sua primeira partida em tempo integral com a camisa do Brasil. O atacante havia entrado no final do segundo jogo na Argentina, quando Isac quebrou o dedo, mas, após atuar desde o início, o jogador saiu de quadra satisfeito com seu desempenho.
Foi uma vitória maravilhosa. Meus companheiros me passaram tranquilidade e isso ajuda muito. Sabemos que o time não começou bem, mas a partir do segundo set voltou o voleibol brasileiro e foi um bom resultado. Ganhar da Bulgária dentro de casa é um resultado muito importante. Foi a minha primeira partida como titular vestindo essa camisa e a número 13, que era do Gustavo Endres, pesa demais. Tenho que estar preparado para aguentar essa pressão, brincou Maurício Souza.

A pontuação do Brasil neste sábado foi bem distribuída. O oposto Leandro Vissotto foi quem mais marcou, com 18 acertos. O central Lucão fez 16 pontos, o ponteiro Lucarelli, 14, e Maurício Souza, 11.
Lucarelli comemorou a vitória, mas destaca que a seleção brasileira precisa evoluir em alguns detalhes. Temos que concentrar para evoluir para os próximos jogos. Dou o meu máximo a cada lance, mas sem o time do meu lado eu não conseguiria nada. Fico feliz em dar alegria para a torcida e espero que, na próxima semana, nossa equipe possa dar mais alegrias aos torcedores cariocas, comentou o ponteiro do Brasil.
O técnico da equipe brasileira, Bernardinho, avaliou o primeiro set, quando a Bulgária levou a melhor. Eles fizeram uma estratégia diferente, com saque mais flutuante, dando continuidade. Normalmente, eles se alimentam de bloqueio e contra-ataque e nós temos mais o estilo de rodar a bola. No primeiro set, eles usaram mais a força e desestabilizaram o nosso passe, comentou o treinador.
Já atento a Fase Final, sem desligar dos confrontos contra os Estados Unidos, Bernardinho age com cautela. Demos um passo importante, mas ainda não estamos matematicamente classificados. Estamos focados nos próximo adversário, que é um time que está crescendo muito. Além disso, o foco está também na nossa equipe, concluiu Bernardinho.

O JOGO
A Bulgária abriu o placar do jogo e o Brasil respondeu com o central Maurício Souza. O set começou equilibrado, com as equipes trocando pontos. Depois, com o búlgaro Sokolov tendo bom aproveitamento no ataque, o time visitante abriu 7/4. A diferença aumentou para 10/5 e o técnico Bernardinho pediu tempo. No ace de Lucão, o Brasil fez 9/12. Depois de outro bom saque do central, a equipe brasileira pontuou de novo e, no 10/12, foi a vez do técnico búlgaro pedir tempo. Na volta, mais um ace de Lucão (11/12). Depois de ver o time brasileiro encostar, a Bulgária voltou a abrir (18/15). A reta final do set foi favorável à equipe visitante, que fez 22/18, e depois fechou em 25/19.
O segundo set começou melhor para o Brasil (3/1). A Bulgária empatou, mas o time da casa voltou a estar na frente em 8/7. Com ponto direto de saque de Samunev, os búlgaros assumiram o comando do placar (10/9). O Brasil respondeu e no bloqueio de Lucarelli, fez 13/12. A parcial seguiu equilibrada e, novamente com Lucarelli, dessa vez com ponto de saque, a seleção brasileira fez 16/14. Em boa passagem do ponteiro pelo saque e em bom momento do levantador Bruninho, o Brasil chegou a 18/14. O set ficou disputado quando o time visitante encostou em 20/19. Mas os donos da casa voltaram a impor bom ritmo e venceram por 25/21.

A seleção brasileira entrou na terceira parcial com força total e logo abriu 6/1. A equipe se manteve bem e controlou o jogo, sempre a frente no placar. Na largadinha de Lucarelli, o Brasil abriu cinco de vantagem: 12/7. Com bola do oposto Leandro Vissotto, o Brasil marcou 16/11 no placar. Sem deixar o adversário pontuar, a equipe verde e amarela chegou a 18/11 no bloqueio de Maurício Souza. O time brasileiro seguiu superior e abriu a diferença de sete pontos (23/16). E, na parcial menos equilibrada, o Brasil fechou em 25/17.

A superioridade brasileira se manteve no início do quarto set, quando a equipe fez 3/1. Lucão marcou ponto de bloqueio, levou o placar a 5/3 e forçou o treinador búlgaro a pedir tempo. Em boa sequência de saque de Lucão e, com dois bloqueios consecutivos de Maurício Souza, o Brasil fez 8/4. Após um ponto muito disputado, o levantador Bruninho atacou e levou a equipe brasileira a fazer 10/5. Com garra, o time comandado pelo técnico Bernardinho seguiu bem em todos os fundamentos. No bloqueio de Vissotto, 14/7. O oposto se manteve bem em quadra e ajudou o Brasil a fazer 20/14. No mesmo ritmo, o time verde e amarelo fechou em 25/19.
EQUIPES
BRASIL – Bruno, Vissotto, Maurício Souza, Lucão, Lucarelli e Dante. Líbero – Alan
Entraram – Wallace, William e Maurício
Técnico: Bernardinho
BULGÁRIA – Bratoev, Samunev, Skrimov, Yosifov, Aleksiev e Sokolov. Líbero – Salparov
Entraram – Penchev, Milushev, Skrimov e Dimitrov