O funkeiro MC Daleste morreu após ser atingido por um tiro no tórax, por volta das 22h30 de sábado (6) enquanto cantava sobre um palco montado em uma festa julina no bairro San Martin, em Campinas (a 93 km de São Paulo). Rodrigo cantava no palco ao lado do irmão no momento do disparo. 

Ele foi socorrido pela própria produção do grupo e encaminhada ao Hospital Municipal de Paulínia mas não resistiu ao ferimentos e morreu durante a madrugada deste domingo. O corpo do músico foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campinas, de onde segue ainda nesta tarde para o Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, onde será sepultado às 9 horas desta segunda-feira (8).

O caso está sendo investigado como homicídio simples pelo 4º Distrito Policial de Campinas. Até as 13h15 deste domingo (7) a polícia ainda não tinha pistas do criminoso.

Um vídeo mostrando o momento em que ele é baleado foi postado no You Tube (veja ao lado)

Homenagens nas redes sociais – A morte do MC Daleste causou comoção entre os artistas brasileiros do funk. Muitos postaram homenagens no Twitter e no Facebook. MC Pocahontas, codinome da cantora Viviane Queiroz, escreveu no Twitter: “Muito abalada. Uma pessoa com um coração imenso e super querida nos deixou.. Vai com Deus, Dani!! Que Deus conforte nossos corações, mas esquecer não tem como. Meu amigo, descanse em paz… Te amo. Fiz uma homenagem pro Daleste em Arujá (SP). Foi lindo ver todos cantando e aplaudindo! Eu cantei com a voz embargada, mas foi lindo o show”, contou.saiba maisFunkeiro morre após levar tiro em show’Funk paulista’ vira moda no YouTubeRevelação do funk pede fim da violênciaMC faz maratona com R$ 10 mil por showPelo Twitter, MC Rodolfinho fez uma proposta, após mencionar a expressão “o gigante acordou”: “Vamos fazer o movimento ‘O funk acordou’. Mostrar que temos poder, unidos”, escreveu. “Galera, olha a fase que chegamos, olha o tanto de MC que já perdemos, e sabe o que foi feito com tudo isso? Exatamente, nada!”, completou. Antes das declarações indignadas, ele lamentou a perda do colega. “Deus esteja sempre com cada um de nós, mesmo distantes, estamos ligados um ao outro pelos nossos corações”, disse Rodolfinho.

Nome ligado ao funk ostentação, MC Guimê se mostrou revoltado. “Quantos MCs já se foram? Quantos mais vão precisar morrer pra tomarem uma providêcia, nossa única arma é o microfone. Justiça”, escreveu em seu perfil no Twitter. O jovem funkeiro lamentou a morte. “Vou guardar a lembrança de um cara que tinha um coração imenso, que eu jamais vou esquecer… Descanse em paz”, escreveu no Twitter. “E como dizia o próprio: ‘Eu sou Daleste, cheguei, mas tô saindo fora’. Tá indo pra um lugar bem melhor, fica com Deus, mano”, disse.