Fórmula 1 — o sonho alemão
A nona etapa da atual temporada da F-1 foi realizada na pista alemã de Nurburgring, um dos grandes santuários da história do automobilismo que agora foi adaptada para esta nova F-1, já que antes era muito mais extensa. E pelo visto, nesta temporada Vettel está concentrado em vencer em pistas que antes não conseguia, pois já no Canadá, conquistou o primeiro lugar de forma espetacular numa pista que nem ele nem a Red Bull tinham vencido antes. E agora na Alemanha, o piloto que nunca tinha vencido na sua terra, com uma excelente estratégia, largando no segundo lugar, conquistou uma super vitória ali na frente dos seus fãs, fazendo o público alemão vibrar de alegria.

É claro que a coisa não foi nada fácil, já que nas últimas voltas da corrida teve Kimi Raikkonen muito colado. Mas realmente foi uma vitória de tirar o chapéu, digna de um verdadeiro campeão que ainda tem muito para escrever na história da categoria. Com esta conquista Vettel dispara na liderança do mundial, abrindo uma vantagem agora de cinqüenta e quatro pontos com respeito ao vice-líder da temporada. Os carros da Lotus renderam muito nesta etapa e completaram o pódio, com o segundo lugar de Raikkonen que não para de somar pontos gradativamente e que impressiona a todos pela forma incrível que voltou a F-1. Logo atrás chegou Grosjean, companheiro de Kimi, que também fez uma corrida de gente grande.

A grande frustração desta etapa foi a Ferrari que com uma estratégia diferente de tudo mundo, optou por sair um pouco atrás no grid de largada para com isso poupar pneus e partir para grandes ambições depois da metade da corrida. Mas nada disso aconteceu, começando por Felipe Massa que após mais uma grande largada, rodou sozinho logo no começo da prova, ficando de fora e perdendo um possível pódio por algum motivo que até agora não foi muito bem explicado, mas que certamente tem a ver com alguma quebra no carro. Foi uma pena, pois por conta do carro do brasileiro, a equipe deixou mais uma vez escapar alguns pontos importantes para o mundial de construtores. Por outro lado, o atual vice-líder Alonso não conseguiu nada melhor do que um quarto lugar final, posição que está muito longe de quem tem pretensões de brigar pelo campeonato. A equipe Italiana ocupa agora o terceiro lugar no mundial de construtores.

A próxima etapa é na Hungria onde é imprescindível largar na frente, pois as ultrapassagens são muito difíceis. Vejo a Red Bull e a Lotus como grandes aspirantes a vitória, a menos que a Mercedes e a Ferrari venham com coisas novas que possam aumentar os seus rendimentos. Agora é esperar para ver.
Um forte abraço a todos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Robbi Perez
[email protected]

Robbi Perez é piloto de Fórmula 3 – [email protected]