O Parolin, segundo bairro de Curitiba a receber uma Unidade Paraná Seguro (UPS) do Governo do Estado, teve redução expressiva nos índices de criminalidade, registrada no primeiro ano de atividade. Até a instalação da unidade, em maio de 2012, o bairro era considerado um dos mais violentos da capital. Se comparado com o ano que antecedeu a UPS, houve redução de 58% em mortes violentas. 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Parolin, Edson Rodrigues, a instalação da UPS mudou a rotina dos habitantes. Antes, nós éramos reféns dos bandidos. Hoje percebo que a comunidade está mais feliz e se sente mais segura. Os policiais da UPS participam dos eventos e das reuniões comunitárias que acontecem semanalmente, diz ele. 

Além da queda verificada nas mortes violentas, também houve diminuição de 12% nos roubos e de 28% nos furtos. A UPS do Parolin atende aproximadamente 11 mil pessoas, atendidas por 34 policiais e quatro viaturas. 

Para o comandante da UPS Parolin, tenente Guilherme Skrepka Ovçar, o patrulhamento é intenso e constante. O primeiro ano da UPS foi altamente positivo, mas ainda temos que avançar. Nosso trabalho é contínuo para que a proximidade da comunidade com a polícia seja cada vez maior, acredita o comandante. 

O comandante da unidade ressalta que a ligação com a comunidade aumenta a vontade de trabalhar. Houve maior valorização da polícia e nos sentimos mais motivados para o trabalho. Começamos a conhecer a população, sabemos onde é a casa do seu João ou o bar do seu José, por exemplo. Isto deixa o nosso trabalho mais eficaz, diz ele. Trabalhamos sempre de forma preventiva e assim colaboramos para a redução dos crimes.