A impressão é que o primeiro semestre passou muito rápido e o segundo irá passar mais rápido ainda – e, com isso, aumenta a responsabilidade em passar no vestibular. Com tranquilidade, esforço e dedicação, o processo se torna mais fácil. Algumas dicas importantes poderão ajudá-lo:

. Não adianta aumentar muito a carga horária de estudos. Aumente gradualmente, focando os assuntos importantes que o seu professor explica. A carga exagerada irá deixá-lo mais cansado (a) e abalar o seu psicológico.

. Estabeleça horários para todas as suas atividades. Proponha horários nos quais você se comprometa a cumprir o especificado. O hábito ajuda a organizar o tempo, para que tudo transcorra de maneira natural e fácil, como comer,  dormir, divertir-se… Procure estudar um assunto mais difícil com um assunto que você domina mais, para a rotina ficar mais prazerosa.

. Há alunos que aprendem desenvolvendo técnicas simples, como a elaboração de resumos, fichas de estudos, resolução de atividades, realização de leitura e posterior resolução de exercícios. Cada um apresenta uma forma de aprendizagem. Descubra e estimule a sua!

. Não se perca em pedaços da matéria. Relacione as partes entre si. Quando encontrar uma dificuldade, procure o elo que está faltando. Se algo ficar para trás, volte, revise os apontamentos anteriores, pergunte ao professor e reconstitua o caminho.

Na próxima semana, trago mais algumas dicas. Um abraço e até terça-feira que vem!

 

Professor Sidnei Christoff – curso pré-vestibular Acesso.