Nessa segunda-feira (29) aconteceu a abertura oficial da maior competição de educação profissional da América Latina: a Olimpíada do Conhecimento do Senai. As provas do torneio, que tem visitação aberta ao público, começam nesta terça (30) e vão até quinta-feira (1º), no complexo Sesi/Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A solenidade de abertura foi realizada no auditório Mário de Mari, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) no Jardim Botânico, em Curitiba, e contou com as presenças do presidente da Fiep, Edson Campagnolo; do superintendente corporativo do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin; do diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco; e da gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, entre outras lideranças da instituição e representantes de empresas parceiras no evento. 

Este é um dia especial para o Sistema Fiep e para os 70 anos do Senai no Paraná, e nesta semana vocês terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que já aprenderam, disse Campagnolo dirigindo-se aos estudantes, durante a solenidade.

Etapa estadual – No Paraná, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento está dividida em duas fases, sendo a primeira a que acontece nesta semana, na CIC. Nessa fase, 113 alunos, representando 29 cidades do Estado, disputam as provas, que simulam a realidade encontrada nas indústrias em 21 ocupações, como caldeiraria, eletricidade predial, ferramentaria, fresagem, mecatrônica, panificação, tornearia mecânica e eletrônica industrial, entre outras.

A segunda fase da etapa estadual ocorre em Maringá, de 26 a 30 de agosto, com mais 16 modalidades industriais.

Somadas as duas etapas, a competição reunirá 196 alunos do Senai de todo o Paraná. Os vencedores representarão o Estado na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que acontece em 2014, em Belo Horizonte (MG).

O Senai no Paraná tem apresentado excelentes resultados nas etapas nacionais da Olimpíada e conquistou o terceiro lugar geral na última edição de 2012, em São Paulo. Também mostrou sua competência em etapas internacionais, com o estudante paranaense Gabriel D’Espíndula levando a medalha de ouro na modalidade de Eletrônica Industrial, na edição de Londres, em 2011.

Durante a abertura oficial da atual Olimpíada, o diretor Marco Secco mostrou-se confiante nos resultados que serão conquistados. Acredito firmemente que podemos conseguir uma colocação cada vez melhor no pódio nacional e internacional, porque sabemos que, graças à dedicação de todos vocês, o lugar do Paraná é mais alto. E é desse grupo que podem sair os futuros grandes campeões, afirmou.

Desafio – Durante as provas na CIC, os estudantes ficarão em espaços que simulam ambientes industriais, dedicados, exclusivamente, a responder ao desafio proposto pelo torneio, sob a supervisão dos professores do Senai. Os alunos não podem ter contato com o público e nem receber orientação de pessoas de fora da competição.

Os vencedores dessa fase serão conhecidos na sexta-feira (02), na solenidade de encerramento e entrega das medalhas.

Ações paralelas – O aniversário dos 70 anos do Senai no Paraná, comemorado este ano, será lembrada ao longo da Olimpíada do Conhecimento, com uma ação paralela voltada para o lúdico. Trata-se de um espaço de 72 metros quadrados no qual será disponibilizado ao público um game interativo de alta tecnologia (kinnect).

Na quarta-feira (31), acontece o seminário acadêmico Acelerando a Inovação com Graphical System Design, voltado a profissionais da indústria, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de tecnologia e engenharia dos cursos técnicos e do ensino superior. A palestra acontece das 14 às 17 horas, no auditório do Bloco 2 da unidade Sesi/Senai CIC