Em meio aos livros e à correria das aulas, os estudantes que estão se preparando para o vestibular se deparam com um dilema muitas vezes difícil de ser resolvido: uma boa noite de sono. Pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, mostra que deixar de dormir algumas horas para estudar um pouco mais, hábito frequente entre os alunos, faz com que o desempenho seja inferior na manhã seguinte.

A boa produtividade está diretamente ligada às noites de sono. Estudantes que privam o sono tendem a sentir mais cansaço, dificuldades de atenção, raciocínio e absorção do conteúdo. É durante o sono que a memória é sedimentada e fixada. Uma noite mal dormida tem pouca influência na performance escolar, mas a sequência delas prejudica o desempenho.

Embora muito praticado, o hábito de estudar até tarde e dormir pouco é ineficaz, pois desgasta o aluno aos poucos e compromete seu rendimento no longo prazo. Um bom ano de preparação para o vestibular deve ser visto como um todo – por isso dormir, descansar e estudar nas horas certas é fundamental.

Mesmo que a quantidade de horas de sono necessárias seja particular para cada pessoa, é importante manter uma média de, no mínimo, seis horas por noite. Mas há quem precise de mais tempo. O aluno consciente precisa dormir o número de horas suficientes para si e ter a iniciativa de levantar da cama, sacudir a poeira e partir para a aula ou para a mesa de estudos.

 

José Ivair Motta, superintendente pedagógico do curso e colégio Acesso