O Hospital Municipal de Araucária (HMA) foi reconhecido publicamente por seu engajamento na área ambiental. Pela segunda vez, o Hospital foi um dos vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região sul do Brasil. Nesta 20ª edição do Prêmio, o hospital foi o vencedor da categoria Gestão Ambiental com o projeto Pensar e Agir Ambiental: a Mudança para uma Sociedade mais Saudável.
No evento, a instituição também recebeu o certificado de Excelência em Governança Organizacional da Pesquisa Gestão Sustentável. Ainda durante a premiação, foi lançado o Guia de Sustentabilidade 2013 da Editora Expressão, publicação que destacou o projeto do HMA entre os vencedores do 20º Prêmio Expressão de Ecologia.

O projeto apresentado pelo HMA abordou o desenvolvimento e execução do programa Vale Vida, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária, que oferece a cada parto realizado no HMA, uma muda de árvore de presente no momento de alta de cada mãe. Desta forma, há uma contribuição para o aumento da área verde do município.
Em média, são distribuídas cerca de 140 mudas por mês, sendo que desde o início do projeto, em vigor desde junho de 2012, mais de 1.500 mudas de diferentes espécies nativas foram doadas. As mudas são fornecidas pelo Horto Municipal.