Quando o assunto é cuidar da pele, corpo, cabelos, unhas, ninguém é páreo para as brasileiras. Fanáticas por tratamentos ou cosméticos que garantem uma pele lisinha e o corpo longe das gordurinhas, as brasileiras dominam o ranking das mulheres mais vaidosas. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), comprova que são elas as responsáveis pelo aumento de 7% anual nas vendas de cosméticos e ainda são consumidoras exigentes no que diz respeito à qualidade, já que a maioria delas conhece as fórmulas dos produtos e sabe para que cada um serve e como age na pele.

Mas com tanta oferta, algumas podem pecar na hora de cuidar da beleza e acabar se confundindo sobre o que é mito e verdade. Ou, então, acabar focando nos cuidados só com o rosto, negligenciando o pescoço e exagerando nos cremes anti-idades para que o resultado seja imediato.  

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino (CRM- SP 107351), simples hábitos que as mulheres acham que são corretos podem detonar a pele. A falta de proteção solar e a desatenção a problemas de pele hereditários, como acne, podem ocasionar sérios problemas futuros. Sem a hidratação diária correta a pele fica mais suscetível a rugas precoces, manchas de todos os tipos, câncer de pele e aumento de incidência de doenças virais, como herpes, explica.

A melhor forma de prevenir as temíveis rugas, marcas de expressão, bigode chinês e manchas na pele é usar o protetor solar diariamente, não importa se o dia está nublado. É um grande erro achar que, por estarmos no inverno, a pele não precisa de proteção contra o sol. Os raios solares atingem a pele da mesma forma. Portanto, bloqueie esse risco todos os dias, afirma Miriam.

A dermatologista Miriam Sabino alerta para oito erros que são cometidos pelas mulheres:

1-Não lavar o rosto à noite

Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho é uma das desculpas que as mulheres mais usam para não lavar o rosto. Mas elas não têm ideia do mal que esse hábito faz para a pele. As mulheres tendem a passar o dia todo maquiada e deixar os resquícios da maquiagem junto com o acúmulo de sujeira só contribui para a obstrução dos poros, o que pode causar a acne, diz a médica. Deixe a preguiça de lado e lave o rosto toda a noite, antes de deitar.

2-Diversos produtos ao mesmo tempo

É BB Cream, protetor solar, creme anti-idade, cosmético para prevenir acne e cravos. Aplicar todos esses produtos um atrás do outro só prejudica a pele. Muitos cremes fornecem os mesmos ativos ou então ingredientes que são compatíveis. O ativo de um produto pode acabar cancelando o efeito do outro, o que pode causar irritação na pele. O ideal é você tratar um problema de cada vez, recomenda Miriam. 

3-Achar que condicionador é igual ao xampu

As obsecadas por cabelos brilhosos e macios enfrentam um grande problema na hora de lavar os cabelos. Elas simplesmente não conseguem passar o condicionador nas pontas e acabam passando no cabelo inteiro. Aplicando o condicionador dessa forma você vai estar só desperdiçando o produto, além de tornar a raiz do seu cabelo oleosa. A dica é aplicar o produto a partir da altura das orelhas até as pontas, aconselha a dermatologista.

4-Banho prolongado

Permanecer muito tempo no chuveiro só atrapalha. A água remove os óleos naturais e os hidrolipídicos que são os responsáveis por zelar pela umidade que protege a sua pele e o cabelo, causando o ressecamento. A dermatologista indica que a água esteja morna, que o banho não passe de 20 minutos e, se possível, usar sabonetes neutros e também hidratantes. Mas, se você não dispensa um banho quente, procure usar óleos para banho para que sua pele não fique ressecada.

5-Livrar-se logo das manchas

Para acabar com as manchas não há necessidade de abusar no tratamento. O uso excessivo dos ácidos que são utilizados nos tratamentos para manchas podem provocar queimaduras, irritação, descamação e vermelhidão, alerta Sabino. Siga todas as orientações do seu médico e evite aplicá-los mais de três vezes por dia.

6-Hidratante para driblar o inchaço no rosto

Uma bolsa pode se formar ao redor dos olhos devido à retenção de líquido, o que costuma acontecer também em períodos menstruais. Para diminuir esse inchaço não é recomendado aplicar cremes e hidrantes nessa área. O que pode ser feito é colocar uma compressa fria ou uma bolsa de gelo por 10 a 15 minutos, acrescenta a especialista.

7- Não hidratar o pescoço

Para ter uma pele bonita e saudável não basta só se preocupar com o rosto. A região do queixo e pescoço também deve ser hidratada diariamente. A pele do pescoço é mais fina e sensível. Além disso, essa região fica mais exposta a agressões de fatores externos como sol, vento, frio e até a luz de lâmpadas, esclarece Miriam. A fórmula para cuidar do pescoço é simples – hidratação + fotoproteção.

8- Cosméticos vencidos

Não importa se é hidratante, sombra, pó, batom ou blush. Aplicar produtos vencidos na pele aumenta a proliferação de micro-organismos e pode causar alergias ao entrar em contato com a pele.

9- Depilar e tomar sol 

A depilação também exige atenção e cuidados, principalmente se for com a cera, que retira as células superficiais que protegem a pele. Evite tomar sol após a depilação, pois a pele está muito sensível e ainda pode provocar manchas e um bronzeamento irregular.

10-Cuidados com as unhas postiças

Apesar de ser um charme, as famosas unhas postiças podem agredir a unha por causa da cola que é utilizada para fixação. Quem usa esse tipo de unha precisa manter um cuidado redobrado na hora de colocar e retirar. Retirá-las arrancando pode levar junto a camada de proteção superficial da sua unha e enfraquecê-la, finaliza a dermatologista.