No mundo perturbado, que até cidades próximas da nossa casa se tornam palco de guerras e depredações por causa de politicagem, é uma tristeza saber que destinos turísticos importantes estão riscados do mapa: Egito, Síria, Tunísia, e tantos outros que surgem sempre na página negra dos noticiários. Quem viver, verá o que resulta de tanta loucura.

Mas há algumas cidades, alguns resorts, algumas paisagens que se mantém atraentes, bem conservados, perfeitos para uma viagem cultural ou de lazer. Podem ser tradicionais, podem não ser exóticos, mas continuam fora do panorama belicoso atual do nosso planeta.

FLORENÇA
A cidade é uma jóia na Itália, berço espiritual da Renascença. Desde 1400, um século antes do Brasil ter sido avistado pelos portugueses, artistas fizeram de Florença um núcleo de beleza e arte. Tudo com o apoio incomensurável da família Médici, que sempre foram os mecenas das artes.  Então a arte antiga, a arquitetura do passado e as belezas regionais são a razão maior para uma viagem até Florença, a cidade que, embora seja repositório do passado, vive também um agitado presente. A afamada culinária da Toscana, seus melhores vinhos, a criativa e elegante moda, as jóias em ouro e pedras preciosas que lembram outros tempos, tudo faz com que Florença entre no roteiro de quem viaja sabendo das coisas.

PARIS
A super famosa Cidade Luz, com suas múltiplas atrações em todos os campos – cultural, gastronômico, histórico, lazer, compras, hotelaria – é tudo: um destino idealizado, um destino físico. Não dá para dizer que Paris seja um estado de espírito. Ela está lá, real, concretizando sonhos. Tem no  Louvre o museu mais visitado do mundo;  na Tour Eiffel um recorde de turistas de todos os cantos do planeta; na Notre Dame, a freqüência diária que varia de 30 mil a 50 mil visitantes ao dia. Se o Museu d´Orsay  atrai amadores da arte impressionista, é também preciso entender que Paris se renova constantemente, evolui, cria novos destinos. Alain Ducasse e Joel Robuchon continuam imperando em seus espaços. L´Atelier nem aceita reservas: os gastronautas chegam a esperar três horas por uma mesa. Mas vale a pena ter paciência. Os mercados de rua são um colírio para os olhos, com frutas e verduras, queijos da terra dos mil tipos de laticínios, flores e artesanato. Não perca.Nas grandes lojas de departamentos, a facilidade de encontrar de tudo para todos. Nos pequenos comércios da Rive Gauche, o encantamento das peças únicas para casa ou para uso próprio. Nos acessórios, a elegância e refinamento que todos gostariam de ter. Vale a viagem.

LONDRES
Uma das poucas cidades importantes que mostram pouco desgaste com os problemas econômicos mundiais, Londres se mantém equilibrada, um chamariz para os executivos. A cidade inova em design, moda, arte, gastronomia. Tudo temperado pela sempre decantada elegância e fair play tradicionais. A cidade que sediou as Olimpíadas 2012 com classe e beleza, oferece um sem fim de atrações para todos os gostos, idades, sexo e nível cultural. E nem acredite nos que dizem que a Inglaterra tem péssima culinária. Londres recebe povos de todas as latitudes, o que representa sal e pimenta na mesa dos gourmets, com pratos de todas as culturas, povos e religiões do globo.

SYDNEY
Um glorioso mar, um radiante sol, uma incrível mistura de povos, idiomas, culturas e religiões destacam a capital da Austrália como novo centro de arte moderna, moda e gastronomia. A Art House Gallery, a icônica Sydney Opera House, o chique Opera Bar, a Australian Fashion Week (sempre em maio) ganham popularidade entre os viajantes. Cada bairro representa um país, cada praia tem seu público certo. O mundo é jovem em Sydney e cria o futuro.

ROMA
A Cidade Eterna, fonte e base da civilização européia; o Vaticano, centro do catolicismo mundial; a história que transforma cada esquina, cada praça, cada prédio em um marco a ser conhecido, fazem de Roma uma cidade movimentada, cheia de vida e alegria. As possibilidades são inúmeras, a mesa farta  (e nada cara) é considerada uma das melhores do mundo. Testaccio é o distrito favorito dos jovens executivos, cheio de  casas noturnas, grandes restaurantes, e um lendário mercado de comidas e…sapatos. Concertos grátis acontecem na alta temporada de verão, as lojas no centro são o máximo do luxo e do requinte e tudo é criado para que o turista vá, veja e volte. Um eterno destino.

BARCELONA
A cidade mediterrânea espanhola é também o mais movimentado porto da Europa. E um dos melhores destinos para viajantes dentro do continente. O esplendor gótico dos prédios, sempre destacando os projetados por Gaudi; a história incrível em cada pedaço de muro; os trabalhos de Miró e de Picasso; a juventude que marca a cidade de milênios; os excelentes hotéis; a famosa rua de luxo, Paseo de Gracia, tudo completa a cidade que se espalha entre as montanhas e o mar. Os roteiros são inúmeros, desde a descoberta de lojas e restaurantes com mais de 200 anos de história até a nunca terminada Sagrada Família, templo de incomparável beleza, cartão postal da capital da Catalunha. Vale conhecer, rever, reviver.

BANGKOK
O charme da antiga cidade da Tailândia reside no fato de que o exotismo que ela mostra é acessível e hospitaleiro. Todos os atendentes de hotéis , lojas e restaurantes mantém um eterno sorriso, dentro de uma longa tradição de serviço de primeira linha,que muitos turistas nem estão acostumados em seus países, nos tempos atuais. O rio Chao Phraya e seus muitos canais, cortam a cidade em diferentes porções e  fazem a beleza da região. Viajar nas águas é garantia de fugir do trânsito, famoso pelos engarrafamentos e confusão. A visita ao mercado flutuante é uma imposição. Vale pelo colorido, pelo diferente, pela movimentação. Quem tiver tempo deve seguir para o Sul da Tailândia. Quem ficar, pode utilizar o trem elevado para curtir melhor Bangkok.

VENEZA
Muitos acreditam que os fantasmas do passado costumam passear pela Piazza San Marco e as ruelas que conduzem aos diferentes bairros. Principalmente à noite. Mas nem ligue para os clichês, como os gondoleiros cantores, os souvenirs baratos, as hordas de orientais que tomam conta de todos os espaços. Quem caminhar pelo labirinto das ruazinhas de pedras, que dão voltas e voltas enquanto o turista se perde e se encanta, já estará tomado pelo espírito e paixão que Veneza provoca em todos. Só empedernidos viajantes podem ficar indiferentes e reclamar da cidade. Quem tem um mínimo de sensibilidade vai curtir os táxis (barcos) que circulam pelos canais, as inúmeras exposições de arte  com as do museu  Peggy Guggenheim,  os concertos nos antigos teatros como o Fenice, a Bienal Internacional de arte, ou o Festival de Cinema que é anual, o mais antigo e respeitado dos festivais no mundo. Veneza na verdade nem existe: essa sim é uma cidade-estado de espírito. Mas só para quem tem espírito, é claro. Gente de alma pequena não deve ir até lá. Melhor seguir para destinos simplificados, como Miami ou Disney, e nem perder seu tempo. Ou cansar aqueles que têm um pouco de cultura, com suas impressões fora do tempo e do espaço. Vá para Veneza. E seja feliz.

BUDAPESTE
Lembranças da Idade Média, palácios barrocos, modernidade em contraste com o passado. Seus séculos e séculos de história estão por toda parte. Hoje os cidadãos usufruem a liberdade, tão esperada, depois de tantas ocupações e lutas. A música fez e faz parte da vida de todos e os eventos culturais acontecem em todos os meses do ano. Chegar de navio ou barco pelo Danúbio no início da manhã , quando o sol bate nos prédios e faz resplandecer o dourado das decorações e torna ainda mais bonita a Ponte das Correntes, é visão para acompanhar o resto da vida de um turista.  O folclore é vivo e mantido por tradição, o artesanato é cultivado como no passado e o povo gosta de comer bem, beber bem e curtir o bem estar nas inúmeras piscinas termais de edifícios públicos ou instaladas nos hotéis cinco estrelas. As mais famosas são as do Hotel Gellert, e também as belas instalações do Corinthia. Os hotéis da rede Corinthia, com base em Malta, têm destaque em Budapeste e estão em promoção até o dia 9 de setembro: cada reserva de 3 noites paga somente 2 noites. A oferta é válida para os hotéis de Budapeste, Londres, St. Petersburgo (Rússia), Lisboa, Praga, St. George´s Bay (Malta)  e Corinthia Palace Hotel & Spa. Veja em www.corinthia.com