As empresas de ônibus de Curitiba comunicaram ontem que renovaram por mais 30 dias o contrato com a empresa Dataprom para manutenção dos equipamentos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. A Dataprom foi contratada como terceirizada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) para desenvolver o sistema de bilhetagem, sem passar por licitação, e esses contratos vem sendo investigados pela CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal. A CPI também descobriu que a mesma Dataprom , a Dataprom tem 22,5% de participação no consórcio e teria como atribuição o fornecimento e instalação de circuito fechado de tv e parte das obras civis da Urbs.

Segundo a nota distribuída pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a renovação ocorre por razões que fogem do controle das empresas, já que a Urbanização de Curitiba (Urbs) não teria dado retorno a pedidos de informação das empresas.

Desde 25 de julho de 2013, as empresas vêm solicitando à Urbs uma modificação integral dos atuais fornecedores da tecnologia em operação (ICI/DATAPROM), devido às diversas falhas, à falta de transparência e ao alto custo cobrado. Até o momento, no entanto, a Urbs não emitiu nenhum posicionamento sobre a renovação ou não do Termo de Parceria que mantém com o ICI, que vence no início deste mês de setembro, diz a nota.

Ainda de acordo com a nota do Setransp, as empresas de ônibus pediram à Urbs o fornecimento das informações, acessos e providências necessários para contratar a manutenção do sistema com outras empresas. Tal pedido teria sido retornado no último dia 29 de agosto com respostas classificadas como insatisfatórias.

As empresas chegaram a entrar com ação judicial para exigir dados e  acessos, mas a liminar foi negada.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Urbs informou que as empresas de ônibus têm a liberdade de contratar qualquer empresa para realizar a manutenção de seus equipamentos, conforme contrato firmado em 2010. Sobre as reclamações de que não teria fornecido dados, o órgão não irá se pronunciar. A assessoria do Setransp foi procurada para comentar a resposta da Urbs, mas disse que não poderia dar um retorno.