Não é de bom tom bajular o chefe, muito menos pedir aumento antes da hora, avisa especialista
Qual o melhor momento para pedir um aumento de salário? Será que os gestores percebem o meu esforço na empresa? Essas são algumas dúvidas da vida profissional. Nem sempre é fácil e óbvio saber o que é certo e o que errado no ambiente de trabalho. De acordo com o escritor e professor Marcus Garcia, autor do livro Pedagogia Empresarial – Saberes, Práticas e Referências, é preciso levar em conta a postura que cada um assume dentro de uma empresa. O respeito ao ambiente profissional é um importante fator para o sucesso. As falhas podem acontecer, mas há alguns erros que prejudicam a imagem que se deseja construir profissionalmente, observa o professor.
A ética é um dos pontos levantados pelo professor. Bajular o chefe ou falar mal dos colegas são atitudes que prejudicam e muito a imagem do trabalhador na empresa e diante dos colegas. A humildade também é um ponto importante. Pessoas são insubstituíveis, os talentos, não.  E supervalorizar as ações não é nada bom também, explica Garcia.

O uso da internet ou fazer ligações pessoais também merecem atenção. De acordo com o professor Marcus Garcia, mesmo que o acesso seja permitido, deve ser evitado. Aproveite este tempo para estreitar relações de trabalho com os colegas e gestores, busque novidades no mercado de atuação e pense sobre o que pode fazer para melhorar seu trabalho na empresa, sugere.
Para desenvolver seus talentos, o professor esclarece que é necessário buscar o aperfeiçoamento com cursos e treinamentos, palestras e leituras de livros e revistas especializadas. Outra dica é interagir com os gestores. Mostrar que pode dar melhor suporte ao trabalho do gestor, perguntar se a atuação está de acordo com o esperado, não fumar e comunicar-se de forma educada, ética e cordial são essenciais, observa.

Em alguns casos, o colaborador percebe que já está na hora de um reconhecimento e decide pedir aumento no salário ou uma promoção. Mas, como fazer isso sem ser mal-interpretado pelo gestor? Segundo o professor Marcus Garcia o assunto não precisa ser visto como um tabu ou desrespeito à empresa. Este tema pode ser tratado sem reservas, de forma aberta e transparente, aconselha. Na contratação já é indicado definir um acerto sobre cargo, responsabilidades, plano de carreira, salários e revisões periódicas. Porém, se não for acertado nesta fase, sem problemas, é possível apresentar os argumentos e fatos relevantes, que confirmam o merecimento da revisão do salário ou de assumir novos desafios na empresa, comenta.
Entretanto, se os efeitos não foram os esperados, ele recomenda a honestidade. Caso se sinta em condições de procurar melhores oportunidades, fale a verdade. Diga que buscará outras opções, mas enquanto estiver na empresa, continuará atuando como sempre, salienta Garcia.

Alguns erros comuns no meio de trabalho

Pensar que é insubstituível
Pessoas são insubstituíveis, os talentos, não, ou seja, desenvolver seus talentos aumenta suas chances profissionais.

Bajular o gestor
Isso apenas o incomodará. Quem gosta de bajulação demonstra um péssimo exemplo de eficiência em gestão.

Supervalorizar suas realizações
Não chame a atenção para um feito corriqueiro como se fosse algo extraordinário, pois pode se tornar inconveniente.

Chamar o gestor de chefe
Evite usar este termo, principalmente diante de outros colegas de trabalho.

Manipular situações para benefício próprio
Não se promova sobre falhas cometidas por colegas. A sua eficiência é que pode lhe trazer benefícios. 

Opinar sem ser consultado
Interferir em uma reunião pode ser visto como uma intromissão e não como atitude proativa.

Promover intrigas
Quando acontece um conflito, o problema pode estar na falta ou excesso de comunicação entre as partes. Para impedir que alguém saia prejudicado, envolvido ou não, fique isento e busque resolver a situação com os meios competentes na empresa para esclarecer o que for necessário.