O Governo do Estado vai desenvolver neste mês da bicicleta diversos projetos diferenciados que beneficiará todas asa cidades. A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos reuniu na terça-feira, em Curitiba, representantes de várias entidades para debater o programa Ciclo Paraná.
“Estamos no mês da bicicleta, conforme lei sancionada pelo governador Beto Richa e que possibilitou um cronograma de atividades em todo o estado. Com isso, aproveitamos este momento para avaliar os avanços do Programa Ciclo Paraná, que será lançado em breve pelo Governo, com produtos diferenciados e beneficiando todas as cidades”, antecipou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Participaram da reunião integrantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sanepar, EcoParaná e Secretaria de Infraestrutura e Logística, Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu Ciclo Iguaçu e Projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para apresentar ações do Programa.
Outra grande ação do governo e que já faz parte do Ciclo Paraná é a inclusão de ciclovias em novas obras viárias e nos parques metropolitanos.
O coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara, participou da reunião e contou que todos os projetos coordenados pela Comec priorizam a construção de ciclovias. Isso inclui as obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 projetadas para desafogar o tráfego na capital e cidades vizinhas, entre elas a revitalização da Avenida da Integração, que liga Curitiba a Pinhais, trechos dos corredores Aeroporto-Rodoferroviária (Avenida das Torres) e da Avenida Marechal Floriano.