Bares, Botecos e Restaurantes

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Pablo Guia

Divulgação

Cachorro artesanal
Pois é, quem apostaria um dia que a Rua Itupava se transformaria no maior ponto noturno de entretenimento gastronômico da cidade? Morei na região minha vida inteira e sempre tive que atravessar Curitiba para frequentar bons bares e restaurantes, salvo algumas aventuras empresariais que nasceram e morreram no Alto da XV rapidamente. Fora elas, não posso cometer o pecado de não citar o Tartaruga Bar e Restaurante, que atende na Itupava desde 1974 e até hoje serve uma das melhores carnes da cidade (o matambre é abençoado!), sem falar no astral de boteco e amizade que reina no local, já que muitos dos frequentadores são amigos de longa data. Mas o papo da coluna de hoje é outro. Na Itupava, atualmente, onde se fecha uma porta se abre a mesma rapidamente, totalmente remodelada, com cardápio e características bem diferentes. Acaba de nascer no número 1377 o Senhor Garibaldi,  hot dog gourmet artesanal, que é sucesso em feiras gastronômicas desde fevereiro. Toda a idealização do conceito é do publicitário e chef Horácio Coutinho Júnior, que agora comanda o local com a chef Vaneska Berçani, responsável pelo restaurante Oriente Árabe (que funcionava no espaço); e pelo empresário Renê Rodrigues Júnior. Entre os destaques do cardápio, atenção para o Americano (cebola empanada frita, salsicha artesanal bovina de 70g recheada com queijo, molho barbecue e maionese); Europeu (salsicha artesanal tipo Viena, chucrute, mostarda escura e creme de queijo); e até o Vegetariano (duas salsichas vegetais, raiz forte, batata palha, beterraba, mostarda amarela, catchup e maionese). De sobremesa provem as Bombinhas, feitas com pãezinhos de leite, creme de chocolate e avelã, banana seca e amendoim moído. O Senhor Garibaldi atende em horários diferentes, depende do dia. Para se informar sobre isso acesse www.senhorgaribaldi.com.br ou ligue 41 3029-8006.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Divulgação

Espaço e comida aprovados
Segue a foto da feijoada da Casa Germano, gastrobar localizado no Alto da XV, com espaço surpreendente de cinco mil metros quadrados. É servida aos sábados partir das 13h, embalada ao vivo com samba e pagode e à beira da piscina, em forma de buffet com cada carne separada. Também é possível optar por degustar rabada, barreado, entre outras iguarias disponíveis na mesa. Com sobremesa inclusa o valor do almoço é de R$35 por pessoa, com custo/benefício mais do que excelente. Visite à casa também durante a semana e confira o cardápio completo do local, amplo e diversificado, elaborado para ser saboreado ao som de muito MPB. Como diferencial relevante vale a pena citar a área kids, espaço destinado às crianças, com brinquedos, jogos e recreadora, como em todos os locais, mas tem também câmeras instaladas que permitem aos pais conferirem as imagens via internet, direto de seu smartphone. Bela sacada! Fica na Padre Germano 1.500. Mais informações pelo fone 41 3015-7575 ou pelo site www.casagermano.com.br.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sai autofagia
O paranaense Marlon Anjos lança na quinta-feira sua exposição Siga um Padrão, no Espaço Cultural do Beto Batata Barigui, ParkShoppingBarigui. Aproveite para curtir o local, tomar um chope gelado, comer uma batata saborosa e prestigiar os artistas do Paraná.

Até domingo
Vai até domingo a Semana dos Mexilhões no bar, bistrô e petiscaria do Victor. Sempre no jantar.
               
Amanhã
Não é de bar, mas é beneficente, com muita comida. Chá solidário promovido pela Casa da Criança Francisco de Assis. Informações pelo 41 3264 2167.

Terça-feira
O Swadisht Cozinha Indiana comemora dez anos com jantar para convidados, 19 horas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
por Pierpaolo Nota
[email protected]