Não há momento e nem idade certa para se preocupar com a beleza. Ela faz parte do cotidiano de nossas vidas em todas as fases e, na terceira idade, podemos nos cuidar ainda mais e sentir os benefícios pro corpo, afirma Tatiane N. Wagner, sócia-proprietária da Bioderma Medicina e Estética. São diversos os tratamentos estéticos e terapêuticos que trazem melhorias para o organismo, pele e bem-estar das pessoas com idade mais avançada. Entre eles está o Shiatsu, arte japonesa de relaxamento, e a Reflexologia, técnica de estímulos nervosos pela planta do pé. Além destes, existem os mais incisivos que atuam em rejuvenecimento, por exemplo.

Os benefícios de uma boa massagem, segundo Tatiane, vão além do alívio de estresse, ansiedade e dores. As variadas técnicas proporcionam até o aumento dos níveis de hormônios e enzimas. Como consequência, o índice de irritabilidade cai, o ciclo sono-vigília é regulado e há melhora no humor e autoestima, segundo a pesquisa realizada por Sandy Fritz, autora do livro Fundamentos da Massagem Terapêutica. Além disso, os pesquisadores Bernard Kolster e Hanne Marquardt descobriram que a massagem tem influência sobre o sistema imunológico do corpo.

A fisioterapeuta explica que as terapias de SPA são um bom exemplo sobre tratamentos que auxiliam na manutenção e equilíbrio físico-mental, melhorando também o sistema circulatório e o alongamento das pessoas. Mas ela alerta que qualquer tratamento deve ser avaliado anteriormente por profissionais envolvidos, porque o organismo de cada indivíduo altera-se com o passar do tempo.