Após mais de 55 horas de trabalho, as equipes do Corpo de Bombeiros acreditam que as chamas do incêndio em São Francisco do Sul devem ser controladas até o meio-dia desta sexta-feira (27). Eles seguem trabalhando na tentativa de controlar a fumaça tóxica proveniente do incêndio químico em um depósito com carga de fertilizantes.

A fumaça que atingiu pelo menos 13 bairros do município, mas já começa a perder força. O incêndio químico no depósito começou no final da noite de terça (24). Pelo menos 157 pessoas foram hospitalizadas após inalarem a fumaça. Um bombeiro que deu entrada no hospital na tarde de quarta continua internado na UTI em estado grave. Segundo o hospital, até as 8h desta sexta-feira, David Marcelino, de 59 anos, ainda respirava com ajuda de aparelhos.

Pelo menos 20% da população de 47,5 mil habitantes deixou a cidade após o início do incêndio. Este número deve ter aumentado consideravelmente até o início da manhã desta sexta (27), conforme informações da assessoria do governo municipal. Isto porque entre a tarde e a noite de quinta o vento passou a oscilar bastante e atingiu pelo menos 13 bairros.

A presidente Dilma Rousseff pediu à Polícia Federal que investigue as causas do incêndio. A informação foi confirmada pelo gabinete da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvati, que esteve reunida com Dilma na manhã desta quinta-feira (26).

Conforme a ministra, no encontro entre as duas, ela relatou o ocorrido no município catarinense à presidente, que ligou para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, pedindo uma investigação.