O candidato, mesmo bem preparado, deve tomar cuidado ao interpretar os enunciados das provas. Por isso, preste atenção a esses detalhes:

  • A presença da negativa no enunciado: em uma mesma prova, temos questões com É correto afirmar… e NÃO é correto afirmar. Leia bem as questões antes de respondê-las.
  •  O uso de palavras, como: exceto, todos/as e somente. Questões que apresentam um grupo de orações para serem analisadas, seguidas de afirmações, como: Somente II está correta, III e IV estão incorretas, entre outras.

Em questões de interpretação, é necessário ter foco – Muitas vezes, o candidato erra uma série de questões por não ter compreendido o tema do discurso. Ao analisar trechos isolados, procure extrair a mensagem do autor. É muito importante também saber identificar a modalidade de linguagem usada (formal ou informal) e conhecer as principais figuras de linguagem (metáfora, elipse, zeugma, etc.).

Leituras obrigatórias – É essencial respeitar um calendário para conseguir fazer a leitura integral de todas as obras de literatura indicadas para o exame, e não deixar para fazer isso na última hora, quando vai dar tempo de ler apenas os resumos.

Elvio Peralta, Diretor Superintendente da Fundação Fisk