A Polícia Federal (PF) desbaratou, nesta sexta-feira (11), um esquema de falsificação de selos postais em Curitiba. Com o apoio da Gerência de Segurança Operacional dos Correios, os policiais prenderam duas pessoas vinculadas a uma gráfica da cidade, responsável por um esquema que causou um dos maiores derrames de selos postais falsos em todo país.

Somente nesta semana foram apreendidas aproximadamente 500.000 correspondências com selos falsos, apresentados em agências dos Correios prontas para despacho para todo o país.

Durante as buscas, foram apreendidos milhares de selos falsos, prontos para uso. De acordo com um levantamento preliminar, a gráfica tem sido responsável pela utilização de aproximadamente 2 milhões de de selos falsos por mês, causando prejuízo à empresa pública da ordem de R$ 3 milhões.

Os investigados causaram prejuízo não apenas aos Correios, mas também a diversos cidadãos que deveriam receber boletos de diversas naturezas, como o pagamento de planos de saúde e comunicações oficiais de instituições públicas, serviços obtidos através de contratos e licitações obtidas pela empresa.

Os investigados que estão custodiados na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, à disposição da justiça, responderão pelo crime especial previsto no artigo 36, parágrafo único, da lei 6.538/78 e artigos 297, 288 e 304 do Código Penal Brasileiro.