A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Dupla Face. Dezoito pessoas foram presas e buscas foram deitas em 21 endereços da região de Foz do Iguaçu, além de Belém, no Pará. Segundo a PF, a quadrilha agia no contrabando e descaminho principalmente de cigarros vindos do Paraguai. Ao longo das investigações, que duraram 15 meses, 35 pessoas já foram presas e R$ 30 milhões foram apreendidos em mercadorias. A polícia estima ainda que o grupo deve em tributos e multas mais de R$ 40 milhões.

A investigação contou com o apoio da Receita Federal. Segundo a PF, a organização criminosa utilizava “batedores, que viajam à frente e passavam informações aos motoristas dos caminhões para que estes evitassem a passagem pelos pontos em que havia fiscalização na BR-277, rodovia pela qual as cargas eram direcionadas para todo o Brasil.

Os contrabandistas ainda contavam com o apoio de servidores públicos e pessoas que trabalhavam na rodovia, o que dificultava ainda mais a atividade repressiva por parte da polícia.

Ao longo da investigação foram apreendidos 46 (quarenta e seis) veículos, a maioria carretas e caminhões carregados com cigarros. Para diminuir os custos operacionais, os criminosos utilizavam-se inclusive de veículos financiados no nome de terceiros, com placas falsas ou mesmo objeto de furto ou roubo.