A Lucca Cafés Especiais (www.luccacafesespeciais.com.br) – a primeira cafeteria brasileira de cafés especiais – chega ao mercado com  uma excelente novidade para os adoradores do café espresso: o lançamento da marca DOP de cápsulas de cafés especiais, recém-torrados e artesanais, compatíveis ao sistema Nespresso. Agora, pela primeira vez no Brasil, o café em cápsulas vai apresentar um selo de origem que esclarece ao consumidor qual a região e fazenda produtora, deixando claro de onde veio o café consumido.
O empresário e proprietário da Lucca , Luis Otávio Franco de Sousa, explica que a intenção é deixar mais acessível  o segmento , com uma nova oferta de cápsulas de cafés especiais com um custo, em média, 30% menor do que o das cápsulas tradicionais. Mas a grande diferença é que o nosso espresso possibilita ao consumidor conhecer as características de sabor entre as regiões produtoras de café e as fazendas certificadas.
As cápsulas de cafés especiais DOP vão colocar no mercado o conceito genuíno do terroir. Uma inovação que vai gerar um ganho de qualidade não somente para quem consome o café, mas, também, para o produtor – com o vinculo total entre a origem e o café das cápsulas – e, para o barista, que volta a ser valorizado no processo de classificação do café e na seleção dos singles e dos blends que entram nas cartas de restaurantes e cafeterias. É um processo complexo que abre um novo leque de opções para o consumidor de espresso e, ao mesmo tempo, envolve todo o ciclo de produção do café, da colheita até ele chegar na xícara, explica Geórgia Franco de Sousa, barista e proprietária da Lucca.
Outro diferencial da DOP é a preocupação com as fazendas produtoras. Praticamente todas pertencem a BSCA (entidade que certifica a qualidade na produção de cafés especiais) e também possuem importantes selos de certificação internacional que avalizam a correção dos procedimentos na lavoura e dos sistemas produtivos. A cápsula não pode esconder o produtor. Parceria é construir sistemas que mostram quem está por trás de tudo, finaliza Georgia.
As cápsulas da DOP são encontradas com os seguintes rótulos: Norte do Paraná, Sul de Minas, Espírito Santo, Cerrado, Alta Mogiana e os blends Clássico, Fruttato, Nero e descafeinado.