Na 28ª edição do Prêmio Equilibrista, criado pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná), Edineia Martins, diretora executiva de Finanças da JTEKT Automotiva Brasil, foi o destaque máximo no evento que é considerado o Oscar do mundo das finanças. Esta é a quarta vez que uma mulher alcança essa conquista. A premiada recebeu Carreira & Cia para uma breve conversa:

Qual a principal característica do líder financeiro?
O dia a dia do executivo de finanças é semelhante à arte de equilibrar pratos, sobretudo hoje com uma atuação muito mais ampla. Antes, o profissional de finanças era tido como aquele que segurava o caixa, dizia não a tudo. Hoje, ele se aproxima de todo processo na empresa e diz não com propriedade.

Como é trabalhar num setor dominado por homens?
Estou numa área ligada ao setor automotivo que até então era dominado por homens, especialmente na área de finanças. Acho que temos uma habilidade natural, porque na vida doméstica minha mãe já tomava decisões do caixa. E vejo que há muitas mulheres na área de finanças, o que noto nos processos de seleção, nos quais as mulheres são maioria.

Como foi o desenvolvimento da sua carreira?
Em 2002, iniciei minha atividade na JTEKT Automotiva Brasil (antiga Koyo), multinacional japonesa do setor automotivo especializada na produção de sistemas de direção para veículos leves, no cargo de Analista de Custos, desenvolvendo uma carreira profissional, passando pelos cargos de Supervisora, Gerente Financeiro e Contabilidade, Gerência de Gestão de Pessoas, Gerência de Tecnologia da Informação e Gerência de Compras. Atualmente, sou diretora executiva responsável pelas áreas de Finanças, Contabilidade, Planejamento Financeiro, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Compras.

Qual foi a principal obra responsável pela sua escolha como Equilibrista 2013?
Ganhei o prêmio com um case onde todas as fábricas mundiais da JTEKT disputavam um projeto que vai substituir em breve a direção hidráulica pela elétrica. Ao invés de buscar a opção tradicional de financiamento via BNDES, que não iria nos dar competitividade mundial, fomos até a FINEP e argumentamos com o governo brasileiro que o projeto iria trazer benefícios para o país, bem como causar impactos para os fornecedores locais. Com isso, fomos pioneiros, no Brasil, a trazer um produto que é feito 100% lá fora para ser fabricado aqui. Com esse projeto, vamos aumentar em 40% o número de empregos futuramente, enquanto que, sem esse investimento em inovação tecnológica, caminharíamos para a desindustrialização.

Colega de faculdade conhece os méritos da premiada
Conversamos com uma colega de faculdade da Edineia Martins, do curso de Ciências Contábeis da FAE, Márcia Coelho, gerente geral do Radisson Hotel Curitiba. Márcia destaca algumas qualidades  de Edineia: Ela sempre foi um exemplo de eficiência e organização. Pensamento lógico, além de uma percepção e visão futurista inigualáveis.

Ex aluna de MBA numa das melhores escolas de negócios do país
Ouvimos, também, o Professor Judas Tadeu Grassi Mendes, Presidente da EBS-Estação Business School: Sentimos muito orgulho em ter a Edineia como nossa aluna no curso de MBA. São profissionais diferenciados como ela que fazem da EBS uma escola de excelência, a ponto de na última avaliação da Você S/A ter ficado em primeiro lugar no Brasil na qualificação (perfil) dos alunos do MBA.

Curtas

* A Microsoft anunciou a lista dos professores brasileiros vencedores da etapa nacional do Prêmio Educadores Inovadores, que farão parte de uma iniciativa que visa reconhecer educadores e dirigentes escolares pioneiros na utilização de tecnologia para transformar a educação.

* A Link Monitoramento realiza de quinta a sábado sua 4a Convenção Anual, devendo reunir cerca de 80 franqueados de todo país. Entre os diferenciais, destacam-se as palestras com os franqueados, direção defensiva para segurança no kartódromo, além de entrega de premiações por desempenho no ano.

*  FACOP promove evento para receber equipamentos Karcher. A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) promoveu nesta segunda-feira, 18, um evento em sua sede, para oficializar a entrega de equipamentos Karcher para a Fundação. Esta doação, segundo o diretor comercial nacional da empresa alemã, Mauro Couto, está alinhada com as estratégias da Karcher; estar qualificando cada vez mais o público utilizador de suas soluções em limpeza.

Frases

A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam  certas. 
(Mário Quintana)