Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A Convocatória da terceira edição do evento recebeu projetos de 30 artistas da cidade. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos foram a adequação à linha curatorial do CLIF, Território Estrangeiro, qualidade/originalidade do trabalho e forma de apresentação das obras. A mostra estará em cartaz de 18 de novembro a 15 de dezembro no Muma. A entrada é franca.

Leitura de Portfólio – A coordenação do evento recebe até esta sexta-feira (1º de novembro) portfólios para leitura com críticos de fotografia. Os interessados em participar devem enviar seus trabalhos para o email [email protected]. Cada fotógrafo deve enviar até cinco (5) fotos em baixa resolução. Serão selecionados 10 portfólios. O valor da leitura é de R$50.

As leituras serão realizadas nos dias 23 e 24 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com participação de fotógrafos de renome no cenário nacional, como Eder Chiodetto, Fernando Schmitt, Cildo Oliveira, Vilma Slomp, Gil Sibin, Rogério Ghomes, Milla Jung, Tom Lisboa e Osvaldo Santos Lima. Todo fotógrafo que quer evoluir em seu trabalho pode contar com a opinião e curadoria de um profissional mais experiente, explica o coordenador do CLIF, Guilherme Zawa.

Evento – O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) promove de 18 a 24 de novembro uma vasta programação de palestras, oficinas, leituras de portfólio, lançamento de livros, ações urbanas, projeções noturnas, uma exposição coletiva com 15 artistas convidados e sessão de cinema. O serviço completo está disponível no site www.clif.art.br.

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída.

Os artistas convidados do CLIF desenvolvem pesquisas que exploram os limites da fotografia com outras áreas artísticas. Estão confirmadas as presenças de Alex Flemming, Rosângela Rennó, Dirceu Maués, Giselle Beiguelman, Patricia Gouvêa, Bruno Faria, Juliane Fuganti, Alexandre Sequeira, Guilherme Maranhão, o coletivo O Escambal, além de uma participação internacional – o argentino Gerardo Repetto. Outro destaque é a presença da pesquisadora Lucia Santaella, professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP.