É verdade. Já tem muito shopping inovandoo Natal, colocando no lugar de Papai Noel e seus duendes e renas, bonecos dos filmezinhos de animação, que enchem a cabeça das crianças durante o ano todo. E tome Super Heróis, bonecos, criaturas sobrenaturais imaginárias. Mas para quem ainda quer que os filhos curtam um Natal como antigamente, graças aos Céus ainda há opções bonitas.

Fotos: Dayse Regina Ferreira
Folclore, músicas natalinas, artesanato: é a festa na Hungria

CURITIBA
E nem  precisa viajar. Basta chegar cedo, ter um pouco de paciência e aproveitar o Natal tradicional que acontece nas janelas do banco no centro da cidade, que reúne centenas de crianças cantando canções natalinas, sempre causando emoção no  público. Todos os finais de semana, de quinta a domingo, até as vésperas do Natal, o espetáculo se repete terminando com queima de fogos. Veja em www.nataldohsbc.com.brp


Praga, uma das mais belas cidades européias, fica ainda mais bonita no Natal

GRAMADO
É o evento natalino mais famoso do Brasil. Começou há  quase  3 décadas e hoje ultrapassa 60 dias de muita cor e luz, festa para grandes e pequenos, começando a festa em meados de novembro e  seguindo até meados de janeiro, reunindo visitantes do Brasil todo e dos países vizinhos. Ficou famoso o Nativitaten, show de cantores líricos que contam a origem do Natal. E tem Fábrica de Natal, com Papai Noel garantido para fotos. E tem neve artificial, as vezes até muito frio, que o Sul é assim, imprevisível no seu clima. No Parque Knorr a festa dura o ano inteiro para as crianças, mas ganha brilho maior com trenzinho natalino, árvore gigante e muita luz.


No mercado de Natal de Nüremberg ainda se existem enfeites tradicionais autênticos

CANELA
Vizinha de Gramado, Canela não faz por menos e se enfeita toda no Natal , sempre utilizando na decoração materiais recicláveis que se transformam em belos enfeites coloridos. Anjos de mais de 3 metros, presépios gigantes, tudo se concentra na Praça da Matriz. A procissão do nascimento de Jesus é acompanhada com lamparinas acesas e a igreja local fica sempre lotada de fiéis e visitantes. Acesse www.sonhodenatal.com.br

Cenários de sonho, nos hotéis como o Palace de Viena, para você curtir as festas de Natal

TUDO DE VERDADE
Se você prefere ver neve de verdade cobrindo pinheiros autênticos,  é melhor seguir para a Europa. O cenários que nós aqui dos trópicos, tentamos reproduzir com muito spray, muito pinheirinho e enfeites made in China, do outro lado dos oceanos é verdadeiro. Faz frio, os mercados natalinos ficam lotados de gente encasacada, enrolada em cachecóis, vestindo gorros e luvas grossas. O grog, preparado com bebida’s alcoolicas e vinho quente com especiarias, ajuda a enfrentar o inverno. Salsichas, biscoitos com gengibre, velas feitas com cera de abelha, tudo concorre para perfumar as noites que antecedem o Natal europeu.

A Alemanha se orgulha de seus mais de 2.500 mercados natalinos, e o ponto alto é o Mercado de Natal de Nüremberg – o Christkindlesmarkt – o maior e mais famoso do país. Foi criado no século 16 e começa com o Advento, quatro semanas antes do Natal. Fica instalado no praça Hauptmarkt, e se estende por mais de 4 quilômetros.

As barracas listradas de branco e vermelho mostram tudo o que se espera de um período natalino europeu: pães de todos os tipos, velas enfeitadas, bolas de vidro soprado ( hoje quase uma raridade), glühwein. Junto da praça, um dos destaques de Nüremberg é a Casa da Salsicha, ponto de referência para os locais e visitantes, que funciona o ano todo e redobra atendimento na época do Natal.

Berlim tem mais de 50 mercados  e o mais tradicional é o Weihnachts Zauber, na principal praça, a de Gendarmenmarkt. Tudo começa em fins de novembro e segue até 31 de dezembro, já com festa de Réveillon. Munique, famosa por sua Oktoberfest, também se delicia com os enfeites e comidas especiais regionais da época. Tem um dos mercados natalinos mais antigos da Alemanha.

Marienplatz , principal praça da cidade, é o centro das atenções, onde tudo acontece. Stuttgart, no sul da Alemanha, também diz que seu mercado de Natal tem mais de 306 anos, ocupando 3 das principais praças da cidade. No Schlossplatz, onde fica a Prefeitura, — Castelo Novo –considerado a maior obra de estilo barroco do país, é onde o agito é maior.

Mas não pense que só as grandes cidades fazem festas de Papai Noel. Onde houver uma igrejinho, uma praça, um aglomerado de casas, haverá mercado natalino com tudo a que se tem direito, para fazer a alegria dos pequenos.


Na Demel, a mais tradicional confeitaria de Viena, todos capricham nos doces natalinos

ÁUSTRIA
Viena, a capital austríaca, ficou famosa pelas festas de Natal e Ano Novo. O mercado principal de Natal acontece em frente à Prefeitura. Mas quem gosta de sofisticação, vai até o Palácio de Schönbrunn, jóia barroca austríaca,  para comprar presentes de jóias, artesanato artístico, comidinhas. O palácio oferece tours com guia contando histórias centenárias sobre o Natal no local imperial e há concertos especiais.

No quarteirão dos museus, além das compras natalinas, aproveite para conhecer os locais de arte e história, ver exposições temporárias e desvendar as maravilhas de seus acervos.


Sim, é Mozart, no enfeite da árvore de Natal em Viena

PRAGA
Antes de viajar, visite o www.czechtourism.com para saber roteiros específicos e novidades da temporada.O clima natalino em Praga, uma das mais belas cidades europeias, é completo. No centro da praça da Cidade Velha, uma imensa árvores de Natal domina a feira de artesanato e comidas: artigos de cristal, artesanato em madeira,cerâmicas, roupas, cachecóis feitos à mão,velas que perfumam os ambientes. No presépio, animais de verdade, para encantamento da criançada.


No museu Albertina, a árvore de Natal fica de cabeça para baixo. Coisa de artistas…

BASEL
Localizada na fronteira de  três países europeus – Suíça, França e Alemanha – Basel é o centro do continentes e uma das cidades que mais se destacam no período do Natal. A partir de novembro, todos os anos a cidade cosmopolita do Reno ultrapassa sua própria escala de atrações, quando chega o período do Advento. Basel dá grande importância para o mês que antecede o Natal, fazendo do Advento um período de eventos especiais.

Sempre lembrando suas raízes  tradicionais suíças, recebe turistas de outros países vizinhos, já que outros centros da Europa distam apenas uma hora de viagem. Assim, quem visitar os Mercados Natalinos de Basel, terá chance de conhecer também os mercados de Strasbourg, Colmar, Freiburg.

O bem preservado centro da Cidade Velha fica todo iluminado com lojas e fachadas de prédios cobertos de lâmpadas coloridas. Mais de cem pinheirinhos enfeitados decoram ruas,casas, praças. Na Barfüsseplatz, quase 200 barracas de produtos natalinos são a atração. Mesmo quem não quer comprar nada, vai se divertir com as vitrines enfeitadas, o ambiente festivo de cervejarias e restaurantes, os programas de teatros e concertos, os shows e as românticas musicas de Natal.

Sete razões para visitar Basel durante o período natalino:

– Maior e mais tradicional mercado de Natal da Suíça
– A mais longa rua da Europa iluminada com luzes natalinas
– Grandes oportunidades de compras de presentes e enfeites de Natal
-As melhores lojas especializadas em produtos natalinos, como a Johann Wanner Christmas House
– Numerosos concertos de Natal, em vários locais
– Tours guiados especiais da época
– Cidade ideal para começar uma aventura natalina pelas principais cidades da Europa.


No Mercado de Natal na Prefeitura de Viena, as bolas de vidro artesanais são obras de arte


DESTAQUES

O NOVO MAJESTIC DE BARCELONA
Pascal Billard, diretor geral do renovado hotel de Barcelona, está  convidando para coquetel de inauguração do hotel de luxo da capital catalã. Será dia 27 de novembro, em

Paris, no Hotel Montelembert , do  Majestic Hotel Group na  Cidade Luz. No evento serão divulgados fotos do novo  hotel de Barcelona e estarão presentes dirigentes do endereço de luxo. Com direito a degustação de variações gastronômicas tradicionais e modernas, do estrelado chef catalão Nandu Jubany. Agradecemos o convite.


Comidas fortes, embutidos, raiz forte, mostarda: tudo o que o inverno pede na Europa