Os educadores municipais de Curitiba decidiram em assembleia realizada nesta quarta-feira (27) suspender a greve que havia começado na terça-feira. Segundo informou o Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), o segmento da educação infantil resolveu dar um voto de confiança ao prefeito Gustavo Fruet após avaliar as propostas de isonomia com o magistério (professores municipais).

Os educadores reivindicavam a redução de carga horária, eleição de direção nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), hora-atividade de 33%, aposentadoria especial e piso salarial.

O fim da greve foi decidido após uma mesa de negociação realizada hoje (27), no edifício Delta. Representantes da administração assumiram uma série de compromissos com relação à pauta de reivindicações dos servidores.

Segundo o sindicato, caso os avanços não se concretizem, os educadores podem retomar a greve. 

A greve iniciada ontem atingiu mais de 150 cmei’s em Curitiba. O balanço da diretora do Sismuc, Irene Rodrigues, é de que o movimento foi vitorioso, uma vez que houve conquista em quatro entre os cinco pontos principais de pauta. Os educadores retomaram sua identidade enquanto categoria. Somos profissionais da educação, declarou. O ponto de pauta da Redução de Jornada, que ainda está pendente, na avaliação da diretoria do Sismuc, mantém a categoria em estado de mobilização. Este é o ponto que unifica a categoria, afirma Irene Rodrigues.

Confira o que ficou acordado:

Redução da jornada: No dia 19 de dezembro o Sismuc poderá apresentar uma proposta para redução da jornada para 30 horas semanais em uma reunião já marcada com os gestores. Na reunião de hoje a Prefeitura disponibilizou dados para que o estudo seja realizado. 

Dias parados: Não haverá desconto dos dias parados, de acordo com compromisso da administração. 

Assédio moral: No dia 3 de dezembro uma reunião com representantes dos cmei’s no Sismuc verificará em quais locais de trabalho houve retaliação de diretores contra servidores que participaram da greve. O compromisso da gestão é abrir um processo administrativo contra aqueles que realizaram qualquer tipo de assédio.

Eleição de diretores de cmei’s: comissão paritária formada por servidores e gestores (4 de cada) se reúne a partir de fevereiro para verificar a implementação das eleições diretas para diretor. 

Hora-atividade: a partir de abril, após a convocação de novos educadores concursados, a gestão se comprometeu a garantir os 33% de hora-atividade gradativamente para todos os educadores.  

Aposentadoria especial de 25 anos: está em estudo pelo IPMC e deve ser encaminhado ao Tribunal de Contas para análise.