Começa neste domingo (1º) a segunda fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos 8.288 candidatos classificados para esta etapa, mais de cinco mil (5.445) farão as provas em sete Centros de Estudos localizados no Câmpus Universitário. Os demais 2.843 vestibulandos farão as provas em quatro pontos de Londrina, escolas e nas Penitenciárias I e II, totalizando 214 salas de aula preparadas para receber os vestibulandos. 

No domingo (1º), os candidatos farão as provas de Línguas e Redação, totalizando 30 questões objetivas. Serão 20 questões de Língua Portuguesa e literaturas e outras 10 de Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Os candidatos também terão de fazer as redações. Segundo a coordenadora da Cops, serão solicitadas entre dois a quatro textos, sempre compatíveis com as quatro horas de provas. 

Na segunda-feira (2), será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, sendo 12 questões discursivas de três disciplinas indicadas pelos Colegiados dos Cursos de Graduação da UEL. 

Na terça-feira (3) serão aplicadas as provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. As provas serão em dois horários (das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas). 

Nesta etapa, o ensalamento levou em conta a procedência dos estudantes. Os que moram em outras cidades ficarão concentrados no Campus da UEL, o que implica em facilidade de localização e estacionamento. Serão utilizados as salas de aula do CCB, CESA 1 e 2, CECA, CTU, CCH e CEFE. 

Os demais candidatos deverão fazer as provas no Colégio Universitário (zona sul), Inesul (região norte) e Colégio Estadual Vicente Rijo (centro). Também serão aplicadas provas nas Penitenciárias I e II, onde 14 apenados foram aprovados na 1ª fase. 

A organização do vestibular recomenda que os candidatos cheguem com antecedência de duas horas. O objetivo é evitar atropelos, sobretudo no Campus Universitário, onde estão sendo realizadas obras em todo o entorno (duplicação da PR-445). O acesso ao Campus será pela Avenida Castelo Branco e o retorno pela avenida Faria Lima. As provas começam às 14 horas, sendo que as salas de aula são abertas a partir das 13h30. 

PLANTÃO – A Cops manterá plantões para atender os candidatos neste sábado das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas. No domingo das 9 às 11h30 e na segunda-feira das 8h30 às 11 da manhã, no Campus da UEL. Informações pelo telefone (43) 3371-5411 ou 3371-4393. 

O Vestibular 2014 da UEL oferece 3.090 vagas em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. O resultado final do Vestibular 2014 será divulgado em 9 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br.