O maior desafio e gargalo das organizações é conseguir mão de obra no mercado. E, sem isso, a competitividade fica ameaçada.
As empresas que já descobriram isso estão formando seus próprios líderes. A Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, aposta na formação ‘in house’ de seus colaboradores.
Prova disso é que desde 2011 a companhia não contrata mais gerentes para assumir as filiais das duas marcas. Com foco na retenção de talentos e formação de gestores, a empresa desenvolveu o programa Líderes do Futuro, que neste mês encerra sua 3ª edição, formando 98 colaboradores para assumir as filiais de Casas Bahia e Pontofrio.

Capacitação a toda prova
O programa possui duração de seis meses e conta com mais de 1,3 mil horas de capacitação, com conteúdo focado em três pilares – Gestão de Pessoas, Negócios e Processos. Durante este período, os futuros gerentes desenvolvem habilidades que vão desde questões relacionadas à gestão de operações, estratégias comerciais e financeiras, até abordagens voltadas para a comunidade, sustentabilidade e redes sociais.

Potencial
Na última semana de novembro, Fernando Gomes de Araújo, 33 anos, assumiu a gerência de uma das lojas do Pontofrio em Curitiba. Minha história começou a mudar em Paranaguá, quando o gerente responsável percebeu em mim um potencial que nem eu sabia que tinha, comenta Araújo. Foram três anos e meio como vendedor e agora ele assume o desafio de gerenciar uma equipe de 19 pessoas durante as vendas de final de ano. Já estou ajudando um colega que trabalha em Paranaguá a buscar uma oportunidade neste projeto e meu objetivo é contribuir para o crescimento profissional de todos que trabalham comigo, destaca o gerente.

Novas oportunidades
Para participar do Líderes do Futuro, os colaboradores devem estar há mais de 3 anos na empresa, ter ensino superior completo ou cursando, e estarem na função de vendedor, encarregado, consultor, coordenador ou gestor na área de treinamento de vendas ou layout de lojas. Após a inscrição, é feito um processo seletivo com duração de 3 meses, divido em 5 etapas: dinâmica de grupo, entrevista individual, avaliação comportamental e painel de competências com a participação de diretores regionais da Casas Bahia e do Pontofrio.
O Líderes do Futuro abrange todas as unidades de Casas Bahia e Pontofrio em 18 estados, além do Distrito Federal e já formou 290 colaboradores para assumir a gestão de unidades das varejistas no país. A próxima edição do programa está prevista para o 1º semestre de 2014.

Curtas

* A SOFHAR Gestão&Tecnologia promove hoje (10), a partir das 14h, um workshop sobre Business Intelligence e SQL. O objetivo é apresentar as funcionalidades do SQL Server 2012, plataforma Microsoft que traz novas perspectivas relacionadas ao armazenamento de dados. Informações:  (41) 3350-1562 / [email protected].

* A multinacional de auditoria e consultoria EY (antiga Ernst & Young) apresentou a primeira turma de mulheres brasileiras a participar do Winning Women, programa global de coaching personalizado voltado para empreendedoras romperem as barreiras que impedem suas empresas alcançarem seu pleno potencial. Esta é a primeira edição da iniciativa a ser realizada na América Latina.

* Henrique Gaede, sócio do escritório de advocacia Gaia Silva Gaede & Associados, de Curitiba, recebeu a Certificação LIFE. Esta nova certificação se distingue no mercado por reconhecer organizações que integram a temática da biodiversidade à sua gestão empresarial.
 
O Teatro do Clube Curitibano traz a peça Eu Passarinho em homenagem a Mario Quintana. A montagem faz parte do encerramento do curso de teatro, com apresentações sexta, sábado e domingo. Informações: (41) 3014-1935.

Frase

Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.
Nelson Mandela