O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no Paraná será reduzido em 2014. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12) pelo governador Beto Richa (PSDB), durante entrevista coletiva em Londrina.

No ano que vem, o imposto ficará 4% mais baixo para os donos de automóveis em relação a 2013. Para caminhões, a queda foi de 5,6% e para motos de 3,4%. Além disso, o Estado manteve o desconto de 5% para o contribuinte que quitar o imposto a vista, em fevereiro, disse o governador Beto Richa. 

O Estado utiliza a pesquisa no mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) como referência para estabelecer o valor do IPVA a ser recolhido. A alíquota se mantém em 1% do valor do veículo para ônibus, microônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5%. 

A expectativa do governo estadual é arrecadar R$ 2 bilhões no ano que vem com o IPVA (valor aproximadamente 15% maior do que o previsto para este ano) a ser pago por 4,2 milhões de veículos – cerca de 7% a mais do que em 2013. Estão isentos veículos com mais de 20 anos de uso, taxis e os usados para o transporte escolar, registrados em nome de particular.

O contribuinte pode quitar o imposto em fevereiro para garantir o desconto de 5%. Entre março e julho, o recolhimento também pode ser feito à vista (sem desconto) ou em quotas, de acordo com o final da placa.