O 1º Festival de Remo reuniu neste sábado (14) no Parque Náutico Iguaçu, no Boqueirão, 120 crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas de Curitiba, participantes do Programa Geração Campeã, que oferece atividade em contraturno escolar de iniciação esportiva em remo e basquete. O Festival serviu para comemorar os bons resultados alcançados nos oito meses do programa, iniciativa da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Oscip Gerar, com o patrocínio da Petrobrás com atividades esportivas, educacionais, culturais e de cidadania.

Este é um bom exemplo de parceria que nos possibilita fazer do esporte um fator de inclusão. É possível que do programa surjam novos atletas, mas o objetivo maior é integrar estas crianças e jovens às comunidades, promovendo valores e oferecendo oportunidades de uma vida melhor, disse oprefeito Gustavo Fruet, que participou das atividades do Festival neste sábado.

Integrantes do Geração Campeã entregaram ao prefeito uma carta relatando os principais benefícios do programa, iniciado em abril deste ano. Além do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aloisio Dutra Júnior, participaram do festival a secretária Municipal da Mulher, Roseli Isidoro, os administradores regionais do Cajuru, Francisco Caetano, do Boqueirão, Augusto Meyer Neto, e os medalhistas em canoagem Fabiane Beltrame e Roque Zimmermann. A presença dos atletas serviu para motivar ainda mais a participação das crianças nas atividades do programa.

É uma iniciativa exemplar, disse Fabiana Beltrame, eleita pelo comitê olímpico de canoagem a melhor atleta da modalidade em 2013. O remo, como os demais esportes, é um caminho para o bem, que afasta os jovens, principalmente os carentes, da rua, disse Fabiana. A mesma ideia é compartilhada por Roque Zimermann, que vê na canoagem a oportunidade para a mudança de vida dos garotos. Muitos afirmam que trocaram a rua para se dedicarem ao esporte. Aloado ao ensino, o programa é uma oportunidade de crescimento para eles, disse Roque.

As aulas de basquete, assim com as ações educacionais, culturais, de lazer e de psicomotricidade, acontecem na sede do Portal do Futuro Cajuru, enquanto as aulas de iniciação ao remo são dadas no Parque Náutico Iguaçu, local que possui raias de treinamento consideradas entre as melhores do país. O remo é um esporte olímpico garantido nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Aos 14 anos, o estudante Bruno Santos descobriu na canoagem uma forma de investir no futuro. Quero ser alguém na vida e sinto que a canoagem pode fazer isso por mim. Só preciso me dedicar e levar o esporte a sério, contou o menino que se orgulha por ter deixado a ociosidade que vivia nas ruas, para entrar no programa. Tenho amigos que também não tinham o que fazer, ficavam à toa nas ruas, e que agora estão no programa. Até na escola temos sido melhores alunos, comemora Bruno.

Demonstração — O Festival de Remo mostrou o aprendizado da garotada em duas modalidades de barco: o four skiff, barco com quatro ocupantes, e single, com ocupação individual. Estamos muito satisfeitos com os resultados. As crianças, em muito pouco tempo de programa, já demosntram que estão dominando o remo, já conseguem dar a volta na raia. E temos excelentes resultados de crescimento nos aspectos sociais e culturais dessas crianças, disse o secretário Municipal do Esporte , Lazer e Juventude, Aloisio Dutra Júnior.

Geração Campeã — O programa Geração Campeã tem duração de 18 meses e foi o único do Paraná contemplado na edição de 2011 do Programa Petrobras Esporte e Cidadania. As aulas acontecem três vezes por semana, sempre no contraturno escolar, com intervalo para lanche e refeição completa, e contempla estudantes da rede pública de ensino. A Prefeitura de Curitiba tem colocado seu acervo à nossa disposição e assim, temos feito, em parceria, uma ação que demonstra resultados muito positivos na vida destas crianças e adolescentes, disse o presidente da Oscip Gerar, Francisco Essert. A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, contribui cedendo profissionais e viabilizando os locais para a prática das atividades esportivas e educativas.