A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná realizaram no sábado o 1º Mutirão de Limpeza Costeira do Litoral do Paraná. A ação aconteceu em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, e prepara os municípios para a abertura da temporada 2013/2014, na próxima sexta-feira, quando será lançada a Operação Verão Paraná nas costas Leste, Oeste e Norte.
Em menos de seis horas foram recolhidos cerca de 600 sacos (50 litros) de lixo das praias. Além disso, foram retirados perigos submersos (âncoras e poitas abandonadas, redes), na linha da arrebentação do mar, que podem colocar em risco os banhistas. O resultado do trabalho, tanto na praia como no mar, será divulgado nesta semana.
Além da retirada e correta destinação dos materiais considerados perigosos e poluentes, o objetivo foi sensibilizar a população que visita ou reside no Litoral para a preservação e proteção do ambiente costeiro.
Já tivemos pessoas que se machucaram com perigos submersos, e infelizmente, alguns tivemos casos fatais, afirmou o capitão Durval Tavares Junior, da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que coordenou os trabalhos para retirada dos perigos submersos, ressaltou a importância da iniciativa para a segurança das pessoas.