As festas de final de ano, o Verão e o Carnaval se aproximam e, com eles, surgem ótimas oportunidades para celebrar com a família e os amigos. Nestes momentos, nada melhor que uma boa cerveja. Quem diz isso são os próprios brasileiros, conforme pesquisa realizada entre 7 e 11 de novembro pelo IBOPE Inteligência (unidade de negócios do Grupo IBOPE responsável por pesquisas de mercado, eleitorais e de opinião pública).

A cerveja combina tanto com festa e o astral do país que quase dois terços dos entrevistados (64%) a definem como a bebida preferida do brasileiro para comemorar os bons momentos. Refrigerante, espumante e vinho vêm bem depois, com, respectivamente, 13%, 12% e 5% das citações.

A pesquisa quantitativa em âmbito nacional foi realizada com 1.958 pessoas, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, das classes ABDCE. A margem de erro é de dois pontos porcentuais (2 p.p.) para mais ou para menos.
Estados – A Bahia lidera entre os estados, com 81% dos entrevistados mencionando a bebida com a favorita para celebrar os bons momentos. Logo na sequencia vêm Rio de Janeiro (77%), Minas Gerais (74%) e São Paulo (63%).

Regiões – Os moradores do Centro-Oeste e do Sudeste são os que lideram na preferência pela cerveja nos momentos de celebração, com 68% citando a bebida. Bem de perto vem a população nordestina, com 65%.
Classes sociais – Entre as classes sociais, o destaque vai para o segmento A/B, no qual 67% dos entrevistados apontam a cerveja como a preferida na hora da celebração. A classe C vem logo atrás, com 64%. Entre os integrantes da faixa D/E, 61% mencionam a bebida.

Gênero – Homens e mulheres são companheiros também na preferência cervejeira quando o assunto é comemoração. A liderança é masculina, com 67% deles apontando a bebida como a melhor para celebrações. Mas as mulheres não ficam muito atrás, com 62% das menções.