Estudo feito pela Secretaria Estadual da Saúde em dezembro de 2013 em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba confirmou que as praias paranaenses estão livres do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, apesar da região apresentar condições climáticas favoráveis.

Para chegar a tal conclusão, a equipe de entomologia da secretaria instalou 82 armadilhas para monitorar quais espécies estão presentes nas três cidades e, três dias após a instalação dos equipamentos, 29 armadilhas continham ovos de mosquitos da espécie Aedes albopictus. 

A espécie é potencial transmissora de dengue em outros países, mas até hoje não há registros de que o inseto transmita a doença no Brasil.

De agosto do ano passado até esta segunda-feira (6), o Paraná registrou apresentou 315 casos confirmados de dengue. Neste período, 61 municípios já registraram casos da doença. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o mapa da dengue mostra que os casos estão concentrados nas regiões Oeste, Norte e Noroeste.

No Paraná, quatro municípios estão em situação mais crítica por conta da dengue. São eles: Alvorada do Sul, Santo Antônio do Caiuá, Marilena e Nova Londrina, que apresentaram incidência de casos considerada de médio risco. Ainda assim, o Estado ainda não registrou nenhuma morte por dengue desde agoso de 2013 e teve apenas um caso grave notificado, sendo que o paciente, morador de Foz do Iguaçu, já está curado.