A Prefeitura de Curitiba homologou a licitação para a construção de nove novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e emitirá até o fim de janeiro as ordens de serviços para o início das obras. O investimento será de R$ 18,7 milhões para a abertura de 1.650 novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos, na educação infantil.

A previsão é de que as obras dos CMEIs, conhecidas como creches, sejam concluídas no segundo semestre do ano. As unidades serão construídas nas regionais do Pinheirinho, Portão, Bairro Novo, CIC, Boqueirão e Cajuru. São as regiões da cidade onde temos a maior demanda e onde a Prefeitura tem concentrado investimentos para melhorar a vida das pessoas, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

As nove unidades são as primeiras a serem licitadas de um lote de 34 CMEIs que foram cadastradas pela Prefeitura de Curitiba no programa ProInfância – PAC 2, do Governo Federal. O processo para a licitação da décima unidade do lote – que será construída no Tatuquara, na região conhecida como Moradias da Ordem II – está prevista para ter início antes de fevereiro.

O programa ProInfância – PAC 2 é um programa que garante parte dos recursos para a construção de novas unidades de educação infantil. O restante é proveniente do orçamento municipal. Foi a primeira vez que Curitiba desenvolveu uma força tarefa para assegurar recursos federais para a expansão do atendimento na educação infantil, diz Roberlayne.

O programa prevê um modelo de projeto arquitetônico padrão para todo o país. Mais do que garantir o maior número de projetos aprovados junto ao governo federal, – foi o maior número de cadastros realizados pela Prefeitura de Curitiba ao programa – as equipes das secretarias municipais de Educação, Obras Públicas e IPPUC conseguiram a aprovação de um modelo próprio de projeto adequado às características pedagógicas do trabalho desenvolvido nos CMEIs e às condições climáticas da cidade.

Além das obras que terão início, um novo CMEI vai começar a funcionar neste ano. É o CMEI Iodéia Felício, no Sítio Cercado que tem capacidade para atender a 200 crianças. O CMEI foi inaugurado em 2012, mesmo com a obra da unidade inacabada e sem condições de funcionamento.

Em 2013, a Prefeitura de Curitiba finalizou e restaurou a obra por completo para que a unidade ficasse adequada ao funcionamento e atendimento às crianças.

Profissionais

Outra boa novidade para a educação infantil do município em 2014 é a contratação de novos educadores e mais materiais pedagógicos para a formação dos profissionais que atuam com as crianças pequenas.

A Prefeitura de Curitiba dará início em fevereiro ao procedimento para novo concurso público de educadores. Os contratados vão assumir vagas nas novas unidades que serão construídas e nos CMEIs onde houver necessidade.

O programa de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação prevê cursos, oficinas e palestras para reforçar a formação dos profissionais em temas como atendimento em berçário, maternal e pré-escola. Gestão de qualidade e compartilhada nas unidades e a ampliação da qualidade do atendimento às crianças também serão debatidos nas formações, em especial as voltadas ao planejamento e organização do tempo de estudo e preparação de atividades que os educadores têm nas unidades.

A versão impressa dos Referenciais para o Estudo e Planejamento na Educação Infantil, que aborda a organização dos espaços externos das unidades de educação infantil, que será lançada em fevereiro, está entre os destaques dos novos materiais para o segmento. Já disponível em versão eletrônica, no www.cidadedoconhecimento.org.br, o material é um referencial para os educadores sobre a proposta pedagógica do município, nas questões relacionadas ao papel dos espaços físicos no desenvolvimento das crianças. Todos os espaços de um CMEI devem ser considerados como lugares que favorecem a interação, o desenvolvimento e aprendizagens, diz a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação, Maria da Glória Galeb.

O caderno apresenta de forma dinâmica como jardins, pátios, muros, árvores, plantas e outros elementos na parte externa da unidade devem ser transformados em espaços e tempos para brincar, interagir e criar.