A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Londrina, na região noroeste do Paraná, confirmou ontem (06) a primeira morte por dengue na cidade neste ano. Uma mulher de 48 anos morreu na sexta-feira (3) após ficar cinco dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Paranavaí. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) não confirma que a morte foi causada por dengue, pois as amostras de sangue ainda não foram analisadas pelo laboratório central.

De acordo com o boletim epidemiológico da Sesa divulgado nesta segunda-feira, de agosto de 2013 até esta segunda, foram confirmados 315 casos de dengue no estado. Em cinco meses, a secretaria identificou apenas um caso grave em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, e nenhuma morte. Ainda de acordo com a Sesa, as cidades de Nova Londrina, Alvorada do Sul, Santo Antônio do Caiuá e Marilena, todas na região noroeste, tiveram a maior incidência nos últimos cinco meses.

Segundo o secretário de saúde de Nova Londrina, Miguel Natalino Serrano Lopes, a farmacêutica estava em Curitiba passando as férias quando se sentiu mal no dia 25 de dezembro. Ela procurou um hospital por lá e foi medicada. Mas, como não melhorou, retornou para a cidade e foi internada em Paranavaí. Na sexta-feira acabou falecendo, detalha Lopes. Conforme o secretário, o hospital realizou os exames para confirmar a doença e o resultado foi positivo para o vírus. Nós ainda não sabemos se ela contraiu o vírus aqui na região ou se foi picada pelo mosquito em Curitiba, mas sabemos que a causa da morte foi dengue, diz.