Conforme o previsto, os emplacamentos de veículos no Paraná fecharam 2013 em alta de 0,92%. A expectativa da Fenabrave-PR e do Sincodiv-PR, entidades representam mais de 720 concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários em todo o Estado, era de 1% aproximadamente. No Brasil, houve uma queda de 0,91% na venda de carros em compração a 2012.

O total de 2013 ficou em 375.125 unidades emplacadas, contra 371.704 em 2012. O mês de dezembro cresceu 18,60% sobre novembro, passando de 29.047 unidades para 34.449.

De acordo com o gestor das entidades, Luís Antônio Sebben, o ano encerrou dentro das expectativas, considerando o desempenho da economia. Tivemos o incentivo da redução do IPI até o final de dezembro, aliado à queda da inadimplência e promoções das concessionárias de veículos, foram fatores que colaboraram para o bom desempenho do setor. Mesmo mostrando dificuldades em alguns segmentos, o total comercializado está dentro da média mensal de 30 mil unidades, o que demonstra estabilidade, afirma.

Previsões 2014
Sebben afirma que o desempenho do primeiro bimestre de 2014 deve ser menor, devido à volta da cobrança do IPI e devido aos gastos do início do ano, que tradicionalmente afetam investimentos maiores da população, tais como: escola, IPTU, IPVA, cartão de crédito e viagens. Com certeza, teremos queda nas vendas do PR, que deve voltar a aquecer em março, explica.

Além disso, o gestor, bem como os empresários do setor no Estado, acredita que o ano de 2014 deve crescer em torno de 1% sobre 2013, já que haverá menos dias úteis de vendas devido aos jogos da Copa do Mundo. Entretanto, acreditamos em outros fatores positivos, como o aluguel de carros, crescimento na manutenção e reparos dos veículos devido ao aumento das viagens da população por conta dos eventos e investimentos devido à eleições. Com a queda na inadimplência e crescimento da confiança do consumidor na economia, há possibilidade também de um cenário mais favorável, acrescenta.

A taxação varia de acordo com a cilindrada do veículo. Para os carros populares, com motor 1.0, a alíquota do IPI passou de 2% (2013) para 3% (janeiro de 2014) e, em julho, para 7%, a mesma que vigorava em 2012. Para veículos com motor de 1.0 a 2.0 flex passou de 7% para 9% e em julho ficará em 11%. Para veículos com motores de 1.0 a 2.0 a gasolina passou de 8% (dezembro) para 10% (janeiro) e será de 13% em julho. Para motores acima de 2.0 a taxa era de 25% e permanece igual. Para utilitários, passou de 2% para 3% e será de 8% em julho. Para utilitários de carga passou de 2% para 3% e será 4% em julho. Carros importados recolhem 30 pontos a mais de IPI em todas as versões. Para os caminhões, a decisão foi manter a alíquota