A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (14) que irá devolver o dinheiro dos clientes que tiveram sua conta encerrada no banco. O montante a ser devolvido chega a R$ 719 milhões, dinheiro que pertence às 525 mil pessoas físicas que tiveram suas contas de poupança encerradas.

Segundo a Caixa, foram encerradas contas que apresentavam CPF/CNPJ irregular, após esgotadas as tentativas de localizar os titulares dessas contas. Para reaver o dinheiro, o cliente precisa apresentar o RG. Não há prazo e o correntista pode resgatar o dinheiro na hora.

A instituição ainda afirmou que monitora sua base de clientes desde 2000 e que, até 2005, existiam cerca de 843 mil contas de depósito com CPF/CNPJ irregulares. 300 mil tiveram a situação cadastral regulada, enquanto as contas que continuaram com CPF/CNPJ irregular foram fechadas.

A Caixa afirma ainda que o fechamento das contas serve para combater fraudes, evitar danos à credibilidade da caderneta de poupança e cumprir as regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. O Banco Central ainda afirmou que não há qualquer prejuízo para correntistas e poupadores da instituição e, portanto, não há que se falar em confisco.