Está agendada para a próxima quarta-feira (22), uma manifestação dos servidores federais de Curitiba, na Praça Santos Andrade. O ato visa marcar o início da campanha pelo aumento de salários.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba e regição (Sinditest) coordena, com outras organizações, o movimento na capital paranaense. Ailton Teófilo, diretor do sindicato, os reajustes salariais dos servidores são corroídos pela inflação.

Além de Curitiba, servidores federais de outras cidades também pretendem realizar manifestações e uma greve em maio deste ano.

Outro fator que motiva os protestos é a instalação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inicitiva do governo federal para recuperação de hospitais ligados a universidades federais. A Ebserh é uma empresa pública com caráter jurídico de direito privado e patrimônio próprio. De acordo com Teófilo, a implantação da empresa poderia significar a privatização da saúde pública no país.

Está marcada para a tarde de hoje (20), uma reunião do sindicato para definir o rumo das manifestações do servidores federais em Curitiba.