A época é de férias, viagem e descanso. Mas para que a diversão seja garantida, é necessário tomar alguns cuidados com a residência para garantir a segurança e tentar evitar possíveis invasões no imóvel.

Uma das principais dicas de Jorge Fernandes, Gerente Operacional do Grupo Poliservice, é de não comentar sobre o período de viagem com qualquer pessoa. Não tornar públicas informações sobre sua viagem, como exemplo, nas redes sociais. Comentários sobre a ausência e detalhes da viagem devem ser feitos somente com pessoas de confiança e que possam ajudar a cuidar da residência na ausência dos moradores. Divulgar detalhes para desconhecidos contribui para que saibam o dia do embarque e retorno, calculando o período em que a residência ficará sozinha, explica.

Fernandes ainda diz que é aconselhável deixar a chave de casa com uma pessoa de confiança. Sinais de abandono significam muito para meliantes de plantão. E ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas deixar a luz apagada 24 horas que demonstra sinais de ausência. As luzes acesas o tempo todo também evidenciam a falta de pessoas na casa, alerta. Uma boa opção para evitar esse problema é instalar na área externa da casa iluminação com célula fotoelétrica, que acende automaticamente com a falta de luz solar, Assim a residência fica iluminada à noite e não dá margem para que os invasores desconfiem que ela esta sozinha, relata.

Outra dica é não descuidar de medidas simples. Na hora de viajar é importante fechar bem os portões e janelas com trancas de qualidade e não deixar nos quintais atrativos como roupas, cortadores de grama ou utensílios que chamem atenção.

A contratação de serviços com empresas especializadas é uma medida efetiva para a proteção da residência durante períodos mais longos de ausência. Um procedimento eficaz é utilizar um bom sistema interno de segurança eletrônica, com monitoramento por uma empresa de segurança, ou ainda contratação de segurança, com profissionais qualificados, que ficaram responsáveis pela vigilância no período desejado. Entretanto, é importante buscar esta prestação de serviço com empresas idôneas que atendam as exigências legais da atividade, finaliza.

Veja mais dicas de segurança para não ter dor de cabeça durante suas férias:

· Instalar sistema interno de segurança eletrônica;
· Ter iluminação na área externa da casa, que acenda automaticamente com a falta de luz solar;
· Não deixar as luzes acesas durante o dia;
· Evitar comentar detalhes da viagem;
· Colocar alguém de confiança para recolher os periódicos e movimentar a casa;
· Não esquecer objetos de valor na área externa que possam chamar atenção;
· Trancar bem toda a residência;
· Contratar empresas de vigilância ou vigilantes com procedência e, em caso de dúvidas, consultar o sindicato dos vigilantes ou o sindicato das empresas de vigilância.