Manter a pele, cabelos, unhas e o corpo sempre bonito é a busca de muitas mulheres e homens. É este o motivo que os impulsiona a comprar diferentes produtos de beleza e estar sempre em busca de novidades que chegam às lojas de cosméticos e farmácias. No entanto, a aquisição de tais itens compulsivamente leva a um acúmulo de produtos em casa que, fatalmente, podem chegar a data de vencimento sem nunca terem sido sequer abertos. O exemplo disso é o protetor solar.

Sabemos que o uso diário do protetor, mesmo em dias nublados, é indispensável para a pele, pois proporciona inúmeros benefícios como evitar o envelhecimento cutâneo, contribuir para a hidratação da derme, impedir o surgimento de manchas no corpo e melasma e no rosto, além de prevenir o câncer de pele decorrente da radiação solar. Porém, quando esse produto está fora do prazo de validade é prejudicial para a saúde e beleza da pele.

A finalidade do protetor é fazer uma barreira de proteção na pele contra a passagem dos raios infravermelhos e ultravioletas do sol, contudo, quando está vencido o índice de proteção tende a diminuir. O produto com o vencimento ultrapassado não protege a extensão da área que é exposta ao sol. Essa ineficiência além de acarretar, a longo prazo, melasmas na derme, provoca irritação e sensibilidade, explica a Dra. Helua Mussa Gazi, dermatologista e diretora da Clínica Belle Santé.

Assim como os alimentos é muito importante ficar atenta ao prazo de validade dos produtos que são utilizados na pele para evitar o desencadeamento de problemas na pele, como esclarece a dermatologista: Os cosméticos possuem compostos em sua formulação que são passíveis de degradação como perfumes, conservantes e outras substâncias. Ao entrar em contato com a mucosa após o prazo de validade, essas substâncias favorecem ao surgimento de bactérias e fungos que podem provocar dermatite de contato, inchaço, bolhas, vermelhidão e lesão na córnea se utilizados próximo à região dos olhos.

Atentar a aparência do produto, cheiro e consistência também é importante, mesmo quando o produto não está vencido. Produtos como maquiagem, por exemplo, mesmo dentro da validade tendem a proliferar bactérias. Por este motivo, é fundamental manter a higienização dos acessórios de aplicação como pincéis, esponjas e espátulas para evitar uma irritação no tecido cutâneo, alerta a Dra. Helua.

A dermatologista orienta ainda que se houver a utilização do protetor cujo vencimento está fora do prazo, a primeira atitude a ser tomada é retirar totalmente o produto da pele com o auxilio de água corrente e procurar o auxílio de um médico dermatologista em caso de lesões na pele. Vale lembrar que o filtro solar deve ser reaplicado com intervalos de 2 em 2 horas, pois ele vai sendo expelido por meio do suor ou contato com a água. A primeira aplicação deve ocorrer 30 minutos antes da exposição aos raios solares, descreve a Dra. Helua Mussa Gazi.