A qualificação profissional foi apontada como um ponto importante para se alcançar a posição desejada. A pesquisa indicou que existe preferência por investimentos em cursos de qualificação e formação complementar ao invés de investimentos em cursos de idiomas. Dos profissionais participantes da pesquisa, 74% investiram em cursos complementares nos últimos dois anos, sendo que apenas 43% investiram em cursos de idioma para o mesmo período.
Investimentos em cursos de qualificação e especialização se apresentam como uma alternativa à alta competitividade apresentada pelo mercado brasileiro nos últimos cinco anos, comenta Tiago Vianna Martins, diretor de Operações da Boucinhas Consultoria.

Martins afirma ainda que, uma vez que existe um número maior de candidatos interessados em novas posições nesse mercado, a especialização surge como uma solução pontual importante que, muitas vezes, serve como critério de diferenciação para a seleção. Essa tendência deve se manter para nos próximos dois anos, principalmente para cursos de curta duração, afirma.
Investimentos em cursos de idiomas deveriam ser uma preocupação para parte dos candidatos, pois atualmente o nível de domínio e fluência em um ou mais idiomas — apresentado por uma parcela significativa de profissionais brasileiros — está aquém da necessidade apresentada pelas empresas.
Quanto à intenção de realizar investimentos em sua qualificação nos próximos anos, 80% indicaram que pretendem investir com certeza; outros 19% pretendem, porém não possuem certeza.
Quando questionados sobre a importância do domínio de outro idioma para seu crescimento profissional, cerca de 80% indicaram que esse domínio influencia muito em seu desenvolvimento.