A capital mais gelada do País já não é mais a mesma.  Ontem, os termômetros marcaram 34ºC, às 16h15, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Foi o recorde do ano e a segunda maior temperatura de um janeiro, atrás apenas de 2006 quando os termômetros bateram as casa dos 34,8ºC.  O recorde deste verão, por enquanto, é de 27 de dezembro de 2013, quando os termômetros marcaram 34,5 graus.
Em todo o Estado, o calor foi bastante forte ao longo do dia, com médias acima dos 30ºC. A maior temperatura no Estado ocorreu em Cerro Azul, com 37,8°C. Em Antonina, Santa Helena e Palotina temperaturas ficaram perto dos 36°C.

E de acordo com a previsão dos meteorologistas do Simepar, o calor não deve dar trégua. As condições do tempo pouco mudam até o final de semana. Muito calor e risco de chuvas à tarde. Ontem, foram registrados núcleos isolados de chuva nos municípios de Carambeí, Ortigueira, Ibaiti, Carlópolis e Sertaneja.
Segundo o Simepar, nos primeiros 27 dias de janeiro a distribuição de chuvas pelo Estado foi considerada heterogênea. No entanto, pela análise do mapa meteorológico de precipitação houve o registro de chuvas acima de 140 mm em Paranavaí, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, União da Vitória e Curitiba. Na outra ponta, com precipitação abaixo de 140 mm estavam a região de Londrina, Vale do Ribeira e Litoral do Estado.