De 13 a 16 de fevereiro Curitiba será sede do Terceiro Fórum Mundial da Bicicleta (FMB). Além de debates com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo, o FMB vai oferecer oficinas, painéis, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira, reuniões, escolas de bicicleta, mobilizando pessoas de diversos lugares.

Esta edição traz o conceito A Cidade em Equilíbrio e busca resgatar ideias de planejamento urbano voltadas para as pessoas e espaços de convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito. Será um evento de pessoas e para pessoas. O objetivo é criar um espaço de discussão e de reflexão para toda a sociedade sobre a maneira como pensamos o trânsito, o planejamento de nossas cidades e o modo de vida que estamos construindo.

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o quinto maior mercado mundial de bicicletas. No entanto o país possui apenas 600 quilômetros de ciclovias. Este número é pequeno se comparado à frota nacional que é hoje de 50 milhões de bicicletas. Cerca de metade delas são usadas em substituição a veículos poluidores – ou seja, são pessoas que vão ao trabalho, à escola, faculdade, igreja pedalando.

Em busca de atenção para estas e outras questões, há vários anos ciclistas se reúnem em diversas partes do país para realizar bicicletadas. Como em 2011, em Porto Alegre, quando um grupo de ciclistas foi atropelado por um carro, durante uma pedalada conjunta.

Em 2012, aconteceu a primeira edição do Fórum na mesma cidade onde houve o acidente. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o atropelamento coletivo. A segunda edição em 2013, organizada na mesma cidade, atraiu mais de 7 mil pessoas de todo mundo. E também serviu de estímulo à discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral.

ONDE ACONTECERÁ O FÓRUM
(Em breve será anunciada a programação completa)

Reitoria da Universidade Federal do Paraná

Museu Oscar Niemeyer

Paço da Liberdade

Bicicletaria Cultural

Cinemateca

Estrada da Graciosa