Coluna do Fiani

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * TEATRO

Anna Chris

Novidade imperdível no Lala
A história dos músicos Salvador Graciano e Julia Alves, conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela é o tema do novo espetáculo que a Cia Máscaras de Teatro estreia amanhã, dia 07 de fevereiro. A comédia musical As mocinhas da cidade, resgata a trajetória de uma das mais conhecidas duplas caipiras do país, autores da célebre canção que dá nome ao espetáculo e que foi regravada por vários artistas ao longo dos anos. A história se passa dentro de um circo, que assim como acontecia na vida real dos músicos, atravessa dificuldades por falta de público. Em meio à discussão do que fazer para reverter a situação o grupo começa relembrar a história de Belarmino, ou melhor, Salvador Graciano, que com seu espírito de artista-empreendedor, marcou uma época obtendo grande sucesso e conseguindo viver de sua própria arte. O humor, a música e a história dos artistas, fazem parte do espetáculo que resgata a história da dupla, intercalando com 13 músicas e cantadas ao vivo pelo elenco onde não falta, claro, a viola e acordeão, executados ao vivo por Beatriz Soczeck e Marcyo Luz que assina a direção musical e a preparação do elenco. Durante os ensaios, Ivan Graciano, filho de Belarmino e Gabriela, e músico profissional, também esteve presente dando sua contribuição musical e revelando causos e histórias da vida dos dois artistas. O cenário, a maquiagem e os figurinos ajudam a criar o clima do espetáculo. Fazem parte do elenco 10 atores cantores que prometem levantar a plateia quando subirem ao palco. A peça que foi realizada através dos recursos do Mecenato da Lei Municipal de incentivo à Cultura com apoio da Celepar, é o primeiro projeto do Teatro Lala Schneider para o ano de 2014 e marca as comemorações dos 20 anos de inauguração do teatro.

Serviço:
As mocinhas da cidade – A vida de Belarmino e Gabriela
Sexta e Sábado – 21h e domingo – 19h
Teatro Lala
Rua 13 de maio 629 – Largo da Ordem
Inf.: 41 3232-4499 – www.teatrolala.com.br

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Festival de Teatro de Curitiba divulga programação
A partir da noite de 25 de março, quando começa a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento.A venda de ingressos terá início dia 7 de fevereiro pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi.Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e olheiros que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * MÚSICA

Bad Religion em Curitiba
Com mais de 30 anos de carreira, a  banda punk californiana Bad Religion, está no Brasil para uma série de shows. A escala em Curitiba será no domingo, dia 09 de fevereiro, quando a banda encerra as apresentações em solo brasileiro. O sexteto está promovendo a turnê de divulgação do álbum ‘True North’ (2013), além de revisitar os clássicos das  três décadas de história, canções que viraram hinos do movimento punk no mundo. Com realização da Futura Produções e Eu Vou Produções, o show será realizado no Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143), às 21 horas. 
Informações p/ o público: (41) 3315-0808

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

The Wailers em Guaratuba
O litoral paranaense recebe no sábado, dia 08 de fevereiro, um dos ícones do reggae mundial para um show histórico em Guaratuba. O The Wailers volta ao Brasil com a turnê em comemoração as três décadas de lançamento da coletânea Legend (1984), que traz os maiores sucessos de “Bob Marley & The Wailers”. Com realização da Prime, a apresentação será no palco da Prime Arena do Café Curaçao (Av. Brejatuba, 500), a partir da 0 hora, e a abertura fica por conta da banda Namastê.
Inf.: 41 3315-0808 / www.maisumadaprime.com.br / www.curacaoguaratuba.com.br.  

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * BOM DEMAIS

120 anos do Cerco da Lapa
A Casa Lacerda recebe a I Exposição Filatélica da Lapa – “Selos do Brasil e do Mundo”, que traz acervo do lapeano André Luiz Ferreira dos Santos. A mostra integra as atividades da programação da Semana dos 120 anos do Cerco da Lapa. A visitação vai até 28 de fevereiro, das 9 às 17 horas. O evento conta com o apoio da Superintendência do Iphan-PR – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Inf.: (41) 3264-7971. http://iphanparana.wordpress.com  www.iphan.gov.br

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
João Luiz Fiani – [email protected]
Siga o Fiani no Twitter… www.twitter.com/joaofiani