O calor intenso no Paraná nestes primeiros meses de 2014 intensifica o movimento não só no Litoral do Estado. Muitos veranistas aproveitam a temporada nas praias da Costa Oeste, que abrangem o Rio Iguaçu, nos municípios de Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Nova Prata e Boa Esperança do Iguaçu, e Lago de Itaipu, que inclui as praias de São Miguel do Iguaçu, Missal, Três Lagoas, Santa Terezinha do Itaipu, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon.

Assim como no Litoral, a região conta com a Operação Verão, do Governo do Estado, que reúne uma série de ações que beneficiam os moradores e veranistas destes municípios.

O comandante do 5º Comando Regional da PM, em Cascavel, tenente-coronel Chehade Elias Geha, orienta os veranistas sobre os cuidados necessários em banhos nos rios, que são bem diferentes do que no mar. Como os níveis do Rio Iguaçu e do Lago de Itaipu estão abaixo do normal, devido a estiagem, a preocupação é com a segurança dos banhistas. As pessoas devem ficar atentas com pedras submersas, fragmentos de vidro ou com os troncos de árvores, afirma o comandante Geha. O importante é aproveitar o calor com segurança, ressalta.

Christine da Fonseca Xavier, da diretoria de monitoramento ambiental e controle da poluição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ressalta que os baixos níveis dos rios e lago podem afetar a qualidade da água, em função de uma queda nos níveis do oxigênio dissolvido. Em alguns casos, estas situações podem provocar a mortalidade de peixes. Nestas situações extremas, mesmo que os índices de balneabilidade estejam próprios, recomenda-se critério aos banhistas. Além disso, os peixes encontrados mortos não podem ser consumidos, alerta.

Ela também explica que nos locais onde há lama, alguns cuidados devem ser adotados. Deve-se evitar que crianças brinquem e que acidentalmente coloquem lama na boca, mesmo cuidado a ser tomado com a areia da praia. Pessoas com alguma dificuldade de locomoção e idosos também correm o risco de escorregar ou ter algum tipo de acidente provocado pelo afundamento no material que tem consistência pastosa, completa.

Um dos destinos mais procurados da região é a prainha de Santa Terezinha do Itaipu. O secretário de Turismo do município, Arlenio Boaroli, reforça a necessidade de cautela por parte dos banhistas. Como a área do lago já foi habitada, é importante estar atento a troncos de árvores e outros obstáculos, além de tomar cuidado com as arraias e evitar as áreas de lama e lodo, explica.

Ele também destaca as atrações que os turistas podem encontrar no local. A prainha passou por uma série de modificações no ano passado. Ampliamos a área de camping, instalamos chafarizes para refrescar os veranistas e estamos melhorando o local para a pesca, outra atividade de bastante sucesso por aqui, conta.

CALOR INTENSO DEVE CONTINUAR, PREVÊ SIMEPAR

O forte calor deve continuar nos próximos dias. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar, órgão do Governo do Estado, é que a temperatura acima dos 30º se mantenha em todas as regiões do Estado pelo menos até o próximo fim de semana. As altas temperaturas são normais nesta época do ano, porém, não com tanta intensidade e por tantos dias. A explicação é que há uma forte massa de ar quente e seco concentrada em uma grande área, que atinge, além do Paraná, outros estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, explica a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto. Em Curitiba, a máxima se mantém na média das últimas semanas, entre 32º e 34º. Mas é principalmente na região Oeste do Estado, nos municípios de Santa Helena e Foz do Iguaçu, que os termômetros marcam as mais altas temperaturas, podendo chegar a 39º nos próximos dias.